Irã consolida relações bilaterais com latino-americanos

O giro do chanceler iraniano Manouchehr Mottaki por Cuba, Nicarágua e Venezuela, ocorrido ao longo da última semana, teve como finalidade fortalecer as relações bilaterais entre essas nações e defender o direito do Irá em desenvolver seu programa de uso p

Cuba foi a última escala de visita oficial de Mottaki pela região. Na reunião que teve com seu colega Felipe Pérez Roque, ambos reafirmaram a posição dos dois países sobre múltiplos assuntos da agenda internacional, assim como a crescente colaboração econômica e científica entre eles.



Mottaki indicou que sua visita teve como objetivo principal a continuação da assessoria e das consultas entre os dois países, assim como a troca de informações sobre cenário político da América Latina e do Oriente Médio.



Com a Venezuela, o chanceler iraniano avaliou a possibilidade de criar empresas elétrica para produzir os insumos desse setor. “Mais do que de substituição, trata-se de fabricar em nosso país esses produtos para, então, possamos vendê-los a preços solidários a outros países irmãos, como Equador, Bolívia, Argentina, Nicarágua e Uruguai”, explicou o ministro de Indústrias Básicas e Mineração da Venezuela, José Khan.



Na conversa com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, Mottaki reafirmou a disposição de consilidar as relações bilaterais acordados no último mês de janeiro, durante a visita do líder iraniano Mahmud Ahmadinejad, que incluem acordar agroindustriais, de minérios e energia.



Fonte: Agência Periodística do Mercosul