Cuba prepara homenagens a Frida Kahlo e Diego Rivera

O centenário de nascimento de Frida Kahlo (1907-1954) e o cinqüentenário da morte de Diego Rivera (1886-1957) – dois pintores mexicanos de fama mundial – serão lembrados em Cuba com uma série de homenagens entre 6 de julho e 24 de novembro. A informação f

Eduardo Menache, adido cultural da embaixada do México em Havana, saudou a iniciativa, que se chamará Frida e Diego: Vozes da Terra. Segundo Menache, a homenagem “nos fala não só de dois grandes (nomes) das artes plásticas mexicanas, mas de dois artistas universais”, que se casaram em 1929.


 


Frida e Rivera, “mais que mexicanos, são cubanos, universais – e esta jornada servirá para continuar construindo a identidade dos dois países”, acrescentou o adido, ao anunciar a viagem a Cuba de uma delegação mexicana encabeçada pela pesquisadora Teresa del Conde e de dois pupilos da artista.


 


Atividades


 


A homenagem foi concebida originalmente pela cineasta cubana Sussette Martinez. Será patrocinada pelas instituições culturais Casa das Américas, Centro Pablo de la Torriente, o Departamento do Historiador de Havana e a embaixada do México. Haverá um ciclo de cinema, com projeção de filmes, testemunhos de amigos e especialistas, e documentários sobre o muralismo mexicano.


 


Mas, de acordo com Sussette, a série prevê oito atividades fundamentais – entre elas o evento teórico “Uma fita que envolve uma bomba”, a exposição Viva a Vida, de 40 artistas mexicanos, e a apresentação da peça teatral Fitas de Seda, do cubano Jorge Espinosa.


 


Estão previstos, ainda, o concurso de composição musical Uma Canção para Frida e Diego, a exposição Da Pele de Eva. Com os Olhos de Adão (pintura, gravuras e fotos), de artistas cubanos, e a confecção de um mural coletivo para a Casa do Benemérito das Américas Benito Juárez, no Centro Histórico de Havana.


 


Mais México


 


A realização da mostra não é a única mostra da aproximação entre as culturas de México e Cuba. O filme mexicano Noticias Lejanas, de Ricardo Benet, levou nesta terça-feira o prêmio de melhor longa-metragem de ficção no 5º Festival de Cinema Pobre de Cuba. O evento, inspirado no Festival de Sundance, foi realizado em Gibara, um povoado da província de Holguín, a 800 quilômetros de Havana.


 


Noticias Lejanas aborda o drama de um jovem que, envolvido pela miséria e falta de esperança, mata seu pai para salvar a irmã e a mãe de seus abusos. Depois, ele emigra com a intenção de voltar algum dia.