SINPROESEMMA e CNTE realizam 8a Semana de Defesa e Promoção da Educação Pública

Começou ontem (dia 23), e vai até sexta (dia 27) a 8ª Semana Nacional em defesa e Promoção da Educação Pública realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e a Confederação Nacional d

A Semana começou com uma audiência publica na segunda-feira (dia 23), às 9 horas, na Assembléia Legislativa, onde foi abordada a qualidade da educação pública no Estado. Hoje (dia 24), haverá debates regionalizados sobre o Piso salarial Profissional Nacional. Quarta-feira (dia 25) será o Dia de Paralisação, com um mesa-redonda sobre o Fundeb das 8h às 10h, no Liceu Maranhense, e um ato público às 10 horas, na praça Deodoro. As atividades prosseguem na quinta-feira, com debates nas escolas sobre a Valorização dos Profissionais da Educação. Sexta-feira será a vez da exposição das produções pedagógica, culturais e artísticas das escolas públicas.


Para a Marcha, em Brasília, são esperados milhares de manifestantes, de todos os estados, para exigir a aprovação do Piso Salarial que contemple as expectativas dos educadores que seja extensivo a todos os trabalhadores em educação. A proposta é uma antiga reivindicação da categoria que, agora, com a aprovação do Fundeb, entra na pauta das discussões com a prioridade e a urgência que o País precisa.



Por se tratar de um tema de interesse de todos, visto que os trabalhadores em educação cumprem um papel essencial para o atendimento de um direito público, a CNTE e o Sinproesemma consideram importante o envolvimento de toda a sociedade, em especial dos movimentos social e sindical, tradicionais parceiros de lutas. Por isso, conclamam que toda a categoria se mobilize para participar das atividades. 


PROGRAMAÇÃO



Dia 23


Abertura da Semana de Educação


9h – Audiência Pública na Assembléia Legislativa



Dia 24


Debates regionalizados sobre PSPN



Dia 25


PARALISAÇÃO NACIONAL E LOCAL


8h às 10h – Mesa-redonda sobre o Fundeb – Liceu Maranhense


10h – Ato público na praça Deodoro com atividade cultural



Dia 26


Debates nas escolas sobre a Valorização dos Profissionais da Educação.



Dia 27


Exposição das produções pedagógicas, culturais e artísticas das escolas públicas.