UNE promove cinema de graça no terreno da Praia do Flamengo
A volta para casa já está mais do que consolidada. Prestes a completar três meses de ocupação do terreno na Praia do Flamengo, 132, a UNE e a UBES mantêm vivo e em plena atividade o acampamento no Rio de Janeiro. O Centro de Cultura e Arte (CUCA) da
Publicado 24/04/2007 23:58
Samba
O samba aos domingos foi a primeira atração da programação cultural. Logo depois da ocupação, os estudantes já começaram a se organizar. Tudo pronto, a inauguração aconteceu dia 4 de fevereiro. De lá pra cá, alegria e descontração dão o tom da roda, todas as tardes do domingo, sempre das 17h às 21h. “Para não incomodar ninguém”, alerta o coordenador do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) no Rio de Janeiro, que organiza as atividades no local.
Cinema
Terça-feira é dia de cinema na faixa para os cariocas. O terreno da UNE se transforma, a partir das 19h, na mais nova sala da cidade. Hoje (24), na última sessão do mês de abril, o CUCA Cine traz o filme “Carlota Joaquina, a princesa do Brazil”.
Este mês, excepcionalmente, haverá mais uma noite de cinema. Na sexta-feira, também às 19h, o público poderá assistir o documentário “Estamira”, que conta a história de uma mulher de 63 anos, com problemas mentais, que trabalha há mais de duas décadas no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. O filme traça o seu perfil, colocando em pauta assuntos como a saúde pública, a vida nos aterros cariocas e a miséria urbana.
A integranda do CUCA, Alessandra Stropp, informa que seguido da exibição de “Estamira” acontecerá um debate com dois convidados. “Para falar sobre o documentário convidamos o ambientalista Sergio Ricardo e o pesquisador do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), Luciano Bastos”, diz.
Como de costume, antes da sessão será exibido um curta-metragem. Desta vez o escolhido é “Clarissas”, de Tiago Gomes, que fez parte da mostra universitária Zózimo Bulbul da 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE.
Clarissas aborda o cotidiano do presídio feminino Talavera Bruce, no Rio, revelando a importância da ação social aplicada nessa unidade e a reação que causa no universo prisional.
Teatro e forró
Após mais de dois meses em cartaz no terreno da Praia do Flamengo, a peça “Saltimbancos”, ensaiada e produzida pelos estudantes acampampados, terá sua última apresentação no próximo sábado, dia 28, às 17h30. A montagem dirigida por Paulo Pulga, que coordenou a mostra de artes cênicas da 5ª Bienal da UNE, atraiu crianças, jovens e adultos para o teatro improvisado.
Depois do sucesso de Saltimbancos, os sábados no acampamento serão de muita música e dança. Os estudantes e convidados prometem levantar poeira e arrastar as chinelas no forró que será, como todos os eventos promovidos pelos estudantes, gratuito e aberto a quem quiser participar, a partir das 16h até às 21h.
Poesia
Às quintas-feiras a mistura é de poesia, música, performances e intevenções audiovisuais. Assim é o Sarau que acontece a partir das 19h. Os estudantes montaram uma pequena biblioteca no acampamento. Os interessados em participar tem livre acesso para recitar poemas já conhecidos ou de autoria própria.
Circo
Mesmo sem tenda, o circo está armado no Flamengo. A mais nova atividade do terreno da UNE é o Cabaré de Circo. Toda terça-feira são ministradas oficinas de malabares, sempre às 15h. Segunda e quarta acontecem as aulas de interpretação de texto, às 17h.
Com o intuito de abarcar as principais técnicas circenses, quarta e sexta foram os dias reservados para as aulas de expressão corporal, sempre a partir das 9h.
Exposição
No terreno também está aberta à visitação do público a exposição “A história da ocupação, demolição e retomada do terreno da UNE na Praia do Flamengo”, que conta por meio de painéis de fotos, em ordem cronológica, os acontecimentos que envolveram a antiga sede das entidades estudantis, passo a passo, até chegar em 1º de fevereiro de 2007, data da retomada.
Programação CUCA Cine – Maio
Tema do mês: Cinema e Trabalho
01/05 – Macunaíma, de Joaquim Pedro Andrade;
08/05 – Tempos Modernos, de Charlie Chaplin; Fitzcarraldo, de Wim Wenders;
14/05 – Jaguar, de Jena Rouch
21/05 – Eles Não Usam Black-Tie, de Leon Hirszman
Serviço
O que? Programação Cultual Acampamento da UNE – Abril/Maio
Onde? Praia do Flamengo, 132, Flamengo (Próximo ao castelinho do Flamengo, ao lado do Boteco da Praia)
Quanto? A entrada é franca para todas as atividades
Para saber mais, visite: www.une.org.br/acampamento