Com Secretaria dos Portos, Lula finaliza reforma ministerial

O último ajuste pendente da prolongada reforma ministerial do segundo mandato do governo Lula foi concluído hoje com o anúncio formal sobre a criação da Secretaria dos Portos. A nova pasta, que terá status ministerial, já havia sido proposta desde o mê

A Secretaria será comandada pelo ex-ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, do PSB. A informação foi divulgada hoje (25) pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, após encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o ex-ministro Pedro Brito.


 


Desde o início da reforma ministerial, a criação da Secretaria de Portos vem sendo discutida, e o nome de Pedro Brito, cotado para assumir a direção. Com a nova pasta, a gestão dos portos brasileiros se desvincula do Ministério dos Transportes.


 


Ontem (24), dirigentes do Partido Republicano Brasileiro (PRB), anunciaram, depois de reunião com o presidente Lula, a criação da Secretaria de Ações de Longo Prazo, que terá como titular o filósofo Mangabeira Unger, vice-presidente do partido. Com a Secretaria Nacional de Portos, chega a 37 o número de ministérios do governo federal.


 


De acordo com o líder do PSB na Câmara, deputado Marcio França (SP), a nova secretaria terá status de ministério. A criação da Secretaria de Portos atende a uma necessidade de reorganizar o setor. O PSB também mantém, no governo federal, o Ministério da Ciência e Tecnologia.


 


Da redação,
com agências