Marina reforma Ibama para garantir usinas do PAC

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou nesta quarta-feira (25) uma reorganização da sua pasta. A mudança de maior importância divide o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em dois órgãos: o Institut

Além disso, foram criadas quatro novas secretarias no Ministério do Meio Ambiente: Mudanças do Clima e Qualidade Ambiental, Recursos Hídricos e Ambientes Urbanos, Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, e de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Além disso, João Paulo Capobianco substituiu Cláudio Roberto Bertoldo Langone no cargo de secretário-executivo do ministério.



Capobianco é apoiado por organizações não-governamentais que atuam no setor ambiental. Sua nomeação e a exoneração de Langone foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial da União. Marina confirmou a substituição, mas ainda não indicou um novo nome para o Ibama, no lugar de Marcus Barros, que foi exonerado.
Segundo Capobianco, o Ibama, continuará exercendo as funções atuais, exceto a conservação da biodiversidade, que vai ficar a cargo do Inbio.



A Agência Estado noticiou que a queda de Langone começou a se delinear no dia 19, quando o presidente Lula reclamou de um parecer em que a área técnica do Ibama contra a construção das duas usinas hidrelétricas do Rio Madeira. Lula disse, na ocasião, que as obras estavam sendo impedidas por causa de “um bagre”. No dia seguinte, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou a saída de Langone e do presidente do Ibama, Marcus Barros.



Ra redação, com agências