Lula: relação Chávez-Brasil é “democrática e civilizada”

O relacionamento entre Brasil e Venezuela foi defendido nesta quinta-feira (26) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É importante lembrar que o Chávez tem o seu comportamento interno que o povo gosta, tanto que já o reelegeu tantas vezes, mas que t

A declaração ocorreu em entrevista coletiva, após Lula assinar acordos com a presidente chilena, Michelle Bachelet. O brasileiro disse não crer no “chavismo”.  “Acredito na existência de uma consciência sul-americana de descobrir-se”, afirmou.


 


“Quero fazer uma relação primorosa com o Chile, não para criar contrapeso a quem quer que seja”, afirmou o brasileiro, ao ser indagado sobre se a reunião com Bachelet era uma forma de contrapor-se à influência do presidente venezuelano, Hugo Chávez.


 


Lula negou que Chávez seja um problema para a integração do continente. “Precisamos compreender que muitas vezes um discurso, uma frase ou um ato, em função de seu público interno e das disputas internas não podem criar nenhum problema no âmbito internacional”, argumentou.


 


“O grande problema que temos na América Latina não é o Chávez, não é a Michelle (Bachelet), não é o Lula, não é o Nicanor (Duarte, presidente do Paraguai), não é o Evo Morales (presidente boliviano)“, sustentou Lula.  “O grande problema no nosso continente é que temos de recuperar décadas e décadas em que o povo pobre foi submetido à fome e à falta de educação.”


 


Da Redação, com Agência Brasil