Luciano Coutinho toma posse no BNDES 

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, empossou no cargo Luciano Coutinho como novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cerimônia realizada em Brasília nesta sexta-feira (27).

A transmissão do cargo ocorrerá na próxima quarta-feira, na do BNDES, no Rio de Janeiro. Coutinho, professor da Unicamp (Universidade de Campinas, SP), é visto como um reforço à ala desenvolvimentista do governo em um cargo-chave, devido ao poder do BNDES para dar densidade a uma política industrial e estruturar o rompimento da barreira dos 5% de PIB (Produto Interno Bruto), proposta pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Ele substitui Demin Fiocca.



Na quinta-feira, Luciano Coutinho teve uma audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, seu superior no organograma governamental. Ao sair do gabinete de Mantega, depois de uma hora, Coutinho preferiu não comentar o encontro. Limitou-se apenas a dizer que “estamos sintonizados, preciso ainda ter outras conversas com ele (Mantega) para sintonizarmos as ações do ministério do BNDES (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) com o Ministério da Fazenda”.



Da redação, com agências