Vulcanismo mudou clima há 55 milhões de anos

Gigantescas erupções vulcânicas ocorridas há 55 milhões de anos na costa leste da Groenlândia e nas ilhas britânicas causaram um aquecimento global, conhecido como Máximo Térmico do Paleoceno – Eoceno, revelou nesta quinta-feira (26) uma equipe internacio

Estas erupções também separaram a Groenlândia da Europa para dar origem ao Atlântico norte. Segundo estes cientistas, que confirmaram esta hipótese analisando dados geológicos e fósseis marinhos, as enormes quantidades de dióxido de carbono (CO2) e de metano liberados na atmosfera por estas atividades vulcânicas fizeram as temperaturas subir 5ºC na superfície do oceano nos trópicos e seis graus nas águas árticas.


 


Este estudo mostra como nosso planeta responde à emissão de importantes volumes de gases causadores do efeito estufa — como o dióxido de carbono (CO2) — na atmosfera e demonstra o vínculo entre um evento vulcânico e o início de um período de aquecimento planetário, destacaram os autores do trabalho.


 


“Há sinais na história marinha do globo deste aquecimento planetário, assim como índices geológicos que testemunham erupções vulcânicas no mesmo período”, explicou Robert Duncan, professor do colégio de Ciências Oceânicas e Atmosféricas da Universidade do Oregon, um dos co-autores do trabalho. “Até agora não tinha sido estabelecida uma relação direta entre estes acontecimentos”, acrescentou.


 


Com informações do site G1 e Prensa Latina