Bahia é recordista em acidentes de trabalho

A Bahia é o estado brasileiro que apresenta o maior número de acidentes de trabalho. De acordo com dados da Previdência Social, em 2005, no estado foram registrados 20,5 casos a cada 10 mil trabalhadores, contra uma média nacional de 12 ocorrências.

No total, foram 15.621 casos na Bahia, entre acidentes típicos (ocorridos no local de trabalho), os ocorridos no trajeto para o trabalho e doenças ocupacionais. Os dados foram apresentados durante a semana de discussões promovida pelo Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat), a propósito do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que aconteceu no último sábado, 28. Os números mostram que os trabalhadores baianos enfrentam um acidente a cada 34 minutos.


 


Os dados revelam que no Brasil, 3 mil trabalhadores morrem anualmente devido a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Isso representa uma morte a cada três horas no país. Na Bahia, foram 10 mortes somente nos três primeiros meses deste ano, a maior parte de trabalhadores da construção civil.



Para a procuradora regional do trabalho, Virgínia Sena, coordenadora do Forumat, uma das medidas apresentadas durante a semana de discussão tem potencial para alterar esse panorama no Estado.



A chamada “ação regressiva”, aplicada pelo INSS, repassa às empresas os custos pelo tratamento de saúde e pagamento de pensão às vítimas de acidente de trabalho, um custo que chega a R$32,8 bilhões anuais em todo o país. A Bahia será o segundo estado a implantar a medida. No Amazonas, onde o sistema já está em funcionamento, a redução do número de acidentes chegou a 80%.