Desigualdade é pior entre idosos

A desigualdade em qualidade da saúde entre os mais ricos e os mais pobres na sociedade aumenta com a idade, segundo estudo publicado este fim de semana no British Medical Journal.

Pesquisadores analisaram mais de 10.000 funcionários públicos do Reino Unido com idades entre 35 e 55 anos. Esses funcionários trabalhavam em 20 diferentes departamentos e eram de todas as faixas salariais. Foram entrevistados cinco vezes, entre 1985 e 2004, sobre suas situações física, psicológica e social.



A posição profissional dos participantes era avaliada a cada entrevista, incluindo seu status —
na ativa ou aposentado. Os resultados mostram que a saúde física declina com a idade em todos os grupos, mas a saúde mental tende a melhorar.



No entanto, a saúde física decai mais rapidamente com a idade nas faixas salariais mais baixas, o que leva a uma desigualdade que cresce com a idade. Por exemplo, a saúde física média de um homem ou mulher de alto cargo era semelhante à de um funcionário mais modesto oito anos mais novo. Na meia idade, essa lacuna é de 4,5 anos.



Embora a saúde mental melhore com a idade para todas as faixas, a taxa de ganho é mais lenta para os que ganham menos, resultando, mais uma vez, em uma desigualdade que se agrava com a idade.


Fonte: Portal Estadão