PCdoB leva mensagem do Partido aos trabalhadores em Brasília

O Comitê Municipal do PCdoB de Brasília associado à base do Partido no Congresso programou uma atividade de panfletagem com o número especial da Classe Operária dedicado ao Dia do Trabalhador. Nesta terça-feira – 1o de Maio – os comunistas vão com

Os militantes vão estar – das 10 horas ao meio-dia – distribuindo o jornal entre os feirantes e visitantes da Feira da Torre – ponto de grande concentração em Brasília. Serão distribuídos dois mil exemplares do jornal A Classe Operária.



A edição especial do jornal aborda temas importantes para os trabalhadores brasileiros, como a Reforma da Previdência, direito de greve e salário mínimo.



O jornal traz a cobertura das manifestações e atos contra a Emenda 3. E explica que a Emenda 3 elimina o poder de ação dos fiscais da Receita Federal e favorece a precarização das relações de trabalho permitindo que as empresas contratem trabalhadores sem registro em carteira, sem respeitar os direitos trabalhistas e sem pagar os encargos sociais.



Defesa dos trabalhadores



Andréia Barbosa, presidente do PCdoB no Plano Piloto, reafirma as palavras da matéria intitulata “O que o PCdoB defende para os trabalhadores”, enfatizando a “ousadia na política e na economia”.



E transforma esse desejo nas medidas que devem ser adotadas pelo governo Lula “de fazer o país voltar a crescer, aumentar o número de empregos, acelerar a distribuição de renda com recuperação do valor do salário mínimo e redução da jornada de trabalho”.



A líder comunista também destaca, nos contatos junto aos trabalhadores, a necessidade de uma reforma política democrática, “contra o voto distrital, a volta da cláusula de barreira e outras tramóias para impedir a completa representação da vontade do povo”, enfatiza.



Origem da data



O Dia do Trabalhador é celebrado todo ano em vários países, sendo feriado nacional em muitos deles. A data tem origem no dia 1º de maio de 1886, quando ocorreu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, reivindicando a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Naquela época, os trabalhadores tinham jornada que ultrapassava 15 horas por dia.



No Brasil, a data é comemorada desde o governo de Getútio Vargas, na década de 1930, com manifestações, atos e festas populares.



De Brasília
Márcia Xavier