Venezuela nacionaliza processo de extração e refino de petróleo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que, a partir deste 1º de maio, o Estado controla todo o processo de extração e refino de petróleo no país. A informação foi divulgada pela Agência Bolivariana de Notícias (ABN).

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que, a partir deste 1º de maio, o Estado controla todo o processo de extração e refino de petróleo no país. A informação foi divulgada pela Agência Bolivariana de Notícias (ABN), agência oficial do governo venezuelano.



“Desde os poços até as molas, tudo: tanques, estradas, tubos, máquinas, sistemas de controles e os quatro mil trabalhadores que eram contratados pelas transnacionais agora passam a ser empregados da Petróleos de Venezuela (PDVSA). Bem-Vindos!”, disse Chávez aos empregados do Complexo Industrial Petroquímico e Petroleiro Geral da Divisão José Antonio Anzoátegui, onde anunciou a nacionalização da Faixa Petrolífera do Orinoco.



Empresas de petróleo internacionais operam na Faixa do Rio Orinoco. Com a nacionalização anunciada por Chávez, a estatal petrolífera venezuelana – PDVSA – passa a ter a maior participação no controle acionário das transnacionais, que se constituirão em empresas mistas.



Segundo Chávez, as transnacionais vendiam os barris de petróleo cru provenientes do Orinoco por preço superior ao West Texas Intermediate (WTI), tipo de barril negociado no mercado de Nova York e, de acordo com a ABN, um dos mais caros do mundo.



Da Agência Brasil, com informações da Agência Bolivariana de Notícias (ABN).