Petroleiros param 24h contra Plano de Cargos da Petrobrás

A diretoria da FUP (Federação Única dos Petroleiros) esteve reunida na tarde desta quarta (02) para avaliar o conteúdo da proposta do Plano de Classificação e Avaliação de Cargos (PCAC) apresentada pela Petrobrás na última sexta-feira (27/04). Para a dire

Dia 03/5: paralisação nas bases do Sindipetro/NF, Sindipetro Caxias e Sindipetro/MG.
 


Dia 08/5: paralisação na REPLAN, REPAR e Terminal de Paranaguá, Transpetro São Paulo, Sindipetro/RN (áreas de produção), REMAN, Sindipetro/ES (Áreas operacionais) e Sindipetro/PE-PB.
 


Dia 10/5: paralisação nas bases do Sindicato dos Químicos e Petroleiros/BA, REFAP, RECAP, EDISP, Sindipetro/RN (Administrativo), Transpetro/SC, SIX-PR, Sindipetro/ES (administrativo), Transpetro/RS, Transpetro São Paulo.


 


Um plano em disputa


 


Para a direção da FUP existiu a tentativa de alguns setores da companhia de não permitir avanços importantes no PCAC. Agora essas tentativas se confirmam com a apresentação de uma proposta pela Petrobrás que não avança suficientemente em pontos importante do PCAC. Durante muitos anos o Plano de Cargos foi utilizado como uma ferramenta de gestão exclusiva da empresa, sem transparência ou abertura para discussão com os trabalhadores.


 


“O PCAC no passado recente reforçou a política da Petrobrás de tentar minar o espírito coletivo da nossa categoria. Esta, portanto, é muito mais do que uma discussão meramente econômica. É através de um novo PCAC que poderemos avançar para acabar com as discriminações e privilégios que tanto denunciamos e combatemos” – comenta o coordenador da FUP, Hélio Saidel.


 


Os petroleiros querem um plano de cargos e salários que de fato cumpra a sua função, com transparência, sem discriminações e que resolva o enorme abismo que a companhia criou ao tratar iguais de forma desigual. Este é o anseio de toda a categoria petroleira, que há anos luta para acabar com essas diferenciações.