´Newsweek`: Bush é o presidente mais impopular desta geração

A popularidade do presidente norte-americano, George W. Bush, continua em queda livre. O chefe da Casa Branca teve apenas 28% de opiniões favoráveis, em pesquisa do instituto Princeton Survey Research Associates, divulgada neste sábado (5) pela edição on-

Uma maioria de 55% (contra 40%) respondeu que Bush não tem coragem política. Em relação à Guerra do Iraque, quase dois terços (62%) opinaram que ele “é teimoso e não se dispõe a reconhecer seus erros”. Em contrapartida, 30% responderam que ele “está disposto a correr riscos políticos para fazer o que está certo”.


 


Em uma pergunta mais genérica, apenas 25% se declararam “satisfeitos” com o estado das coisas no país, enquanto 71% responderam estar “insatisfeitos”. A última pesquisa da Newsweek em que os “satisfeitos” superaram 50% foi realizada em abril de 2003, logo depois da invasão do Iraque.



Talvez por isso, no debate da semana passada entre postulantes republicanos à Casa Branca, o nome de Bush só foi mencionado uma vez, ao passo que o ex-presidente Ronald Reagan, outro baluarte do neoconservadorismo, mereceu 19 citações



Republicanos mal situados para 2008



A situação de Bush afeta os pretendentes republicanos à Casa Branca que pretendem sucede-lo em 2008. Indagados sobre que mostra maior coragem política na campanha presidencial (as eleições serão em novembro de 2008), os entrevistados preferiram os presidenciáveis democratas.



Em primeiro lugar figura a hoje senadora por Nova York Hillary Clinton, com 34%. Nos calcanhares de Hillary está  o senador negro pelo Illinois Barack Obama, que disputa a candidatura com base na ala esquerda dos democratas. Mais um democrata, John Edwards alcançou o terceiro lugar, com 30%.



O republicano melhor citado foi o goverfnador do Arizona, John McCain, que perdeu para Bush a vaga na disputa presidencial de 2000: McCain  teve 28%. O  ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani (derrotado por Hillary para o Senado em 2000) obteve 25%, seguido pelo também republicano governador de Massachusetts,  Mitt Romney, com 11%.



No quesito “otimismo”, a pesquisa mostra Obama em primeiro, com 51%, Edwards em segundo (47%), Hillary em terceiro (46%), Giuliani em quarto (45%), McCain em quinto (40%) e Romney ao final, com 27%.



Hillary Clinton procura se apresentar como candidata inevitável dos democratas na eleição presidencial, e os números da Newsweek reforçam essa tendência. Apenas entre os eleitores democratas, ela tem 51% das preferências, se confrontada com Obama, que fica com 39%. Face a Edwards. Hillary vence com 57% a 38%.
No entanto, é Obama que obtém as maiores vantagens sobre os candidatos republicanos, segundo a pesquisa. Ele supera Giuliani por 6 pontos percentuais, McCain por 10 pontos e Romney por 37 pontos.



Já a ex-primeira dama (casada com o ex-presidente Bill Clinton) obtém 3 pontos de frente sobre Giuliani, dentro da margem de erro da pesquisa. Ela chega a 6 pontos se enfrenta McCain e a 22 pontos contra Romney



Último a obtrer 28% foi Jimmy Carter, em 79



A sondagem foi realizada nos dias 2 e 3 de maio tendo sido inquiridas 1.001 pessoas com idades com mais de 18 anos. A margem de erro é de 4 pontos.



O último presidente norte-americano a ter a mesma imagem negativa de Bush foi o democrata Jimmy Carter, em 1979. A impopularidade no caso também se deveu a uma trapalhada no Oriente Médio: o fracasso de uma expedição militar contra o Irã, na tentativa de resgatar 52 funcionários diplomáticos sitiados na embaixada dos EUA em Teerã.



Da redação, com agências