Setor sucroalcooleiro cria 82% dos empregos gerados em abril

O setor sucroalcooleiro gerou em abril 42 mil novos empregos na indústria de transformação do estado de São Paulo. Segundo pesquisa divulgada pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecom) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

Segundo informações da Fiesp, no ano, o índice acumula alta de 5,74%, num total de 114 mil novas vagas. Para a União da Indústria de Cana de Açúcar (Única), o início da safra de cana de açúcar em março e abril no estado de São Paulo, justifica a concentração de novos empregos nos setores em destaque na pesquisa realizada pela Fiesp. E os mesmos setores devem ser relevantes na pesquisa de maio porque várias usinas iniciam suas operações de safra agora no decorrer do mês.


 


Dos 21 setores avaliados pela pesquisa, 18 apresentaram alta, o que gerou o maior índice desde junho de 2005, quando a pesquisa foi iniciada pela Fiesp. Os que mais contrataram, puxados principalmente pelo álcool, foram fabricação de coque, refino de petróleo, elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool (13,44%) e puxado pelo açúcar, fabricação de produtos alimentícios e bebidas (11,61%).


 


Um setor se manteve estável, o de fabricação de material eletrônico e de aparelhos (0,01%) e dois setores apresentaram desempenho negativo, o de confecção de artigos do vestuário e acessórios (0,50%) e de fabricação de produtos metal, exceto máquinas e equipamentos (0,22%).