Exército faz curso em Cabrobó para obras do Projeto São Francisco

O Exército iniciou nesta segunda-feira (14) um curso como parte de sua contribuição ao Projeto São Francisco de integração de bacias hidrográficas, uma das maiores obras do governo federal. Segundo o general Jorge Ernesto Fraxe, comandante do Primeiro Gru

Cerca de 250 militares e trabalhadores da construção civil, contratados para executar os serviços do projeto, participam do curso que vai até quarta-feira (16). O conteúdo ficou a cargo do Ministério da Integração Nacional, e ele é ministrado na sede do quartel general do grupamento de engenharia de João Pessoa,  Paraíba. Os participantes estão sendo orientados sobre procedimentos a serem adotados para cumprir os requisitos ambientais estabelecidos na licença de instalação.



Conforme o general Fraxe, a idéia é habilitar o pessoal a adotar um código de conduta na região da operação. Ele destacou a importância do projeto de integração da bacia do São Francisco com outras bacias do Nordeste setentrional. A obra, que tem como objetivo acabar com a escassez de recursos hídricos no Nordeste, beneficiando 12 milhões de pessoas, vai demandar investimentos de R$ 4,9 bilhões.



“Essa iniciativa criará oportunidades para desenvolvimento de uma atividade econômica sustentável na região flagelada pela seca, dando condições para que o homem se fixe a sua terra de origem e possa exercer atividades econômicas, tanto dentro de um contexto da agroindústria, como para a própria subsistência”, opinou o militar.



O general disse que a obra de responsabilidade do exército, inclui dois canais da aproximação, um no eixo norte e outro no eixo leste, e duas barragens. A  previsão é de que será concluída em 35 meses.



O prefeito do município de Cabrobó, no sertão de Pernambuco, Eudes José de Alencar Caldas, afirmou que os moradores da cidade aguardam com expectativa o início das obras do projeto São Francisco, previstas para  junho.



”Cabrobó tem um histórico de município doador já que oferta água para sete cidades pernambucanas, por meio da adutora de Salgueiro. Estamos muito felizes em sediar a captação do eixo norte, que possibilitará uma solução definitiva para o problema da seca, que afeta tantas famílias nordestinas”, enfatizou.



Ele disse que a população da cidade – 28 mil habitantes,  sendo 18 mil na zona urbana – é  totalmente favorável à transposição do São Francisco. Segundo o prefeito, o município está sendo contemplado com R$ 11 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para investir em obras de drenagem em um canal que divide a cidade ao meio, como também construir adutoras que irão atender, com abastecimento de água potável, comunidades de regiões ribeirinhas.



A economia do município é essencialmente agrícola. Embora cultive frutas, feijão e milho, Cabrobó se destaca como maior produtor de arroz  e cebola do estado.
Representantes do Exército e do Ministério da Integração Nacional estiveram recentemente na cidade para tratar com a prefeitura questões logísticas a exemplo de fornecimento de combustível e alimentação, no decorrer da execução das obras.