Caixa cria fila virtual para burlar lei
Ao invés de solucionar o problema das filas, a Caixa Econômica Federal criou a “fila virtual”. Pelo novo método, o cliente chega na agência e pega uma senha registrada no computador, onde é indicado o horário que ele será atendido e, assim, voltar mais ta
Publicado 16/05/2007 19:35 | Editado 04/03/2020 17:06
Desta forma, o usuário é orientado a retornar à agência no horário marcado. Diante disso, restam duas opções: ou desiste, ou é obrigado a perambular pelas ruas, enquanto não chega a sua hora. Pessoas que pagam suas contas no horário de almoço são impedidas de fazer isso por ter que voltar mais tarde, por exemplo.
Para o camarada Carlos Alberto (Carlão), diretor do Sindicato dos Bancários do Rio, a invenção foi a forma encontrada pela Caixa para burlar a legislação que limita a espera do atendimento bancário em 20 minutos. “Desta forma, a empresa esvazia as agências, dando a impressão de bom atendimento, mas na verdade os usuários vão esperar durante horas. De qualquer forma as pessoas continuam sentindo na pele a falta de pessoal, problema responsável pelas longas filas”, afirma.
A fila virtual também impõe uma enorme pressão sobre o funcionalismo, já que as chefias exigem que os clientes sejam atendidos no horário marcado. Outro problema é que, como muitos atendimentos são agendados quase no fim do expediente, os bancários são muitas vezes obrigados a receber clientes na agência até depois das 19 horas.