MEC quer investir mais no ensino profissional e superior do Rio
O Ministério da Educação vai investir na expansão da Educação Profissional e da Educação Superior no estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito no dia 14 pelo ministro Fernando Haddad, durante visita ao município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminens
Publicado 16/05/2007 19:37 | Editado 04/03/2020 17:06
“As universidades federais do Rio de Janeiro estão recebendo 20% de seu orçamento para dobrar as vagas nos cursos. Estamos cobrindo todo o território com escolas técnicas, que vão se transformar em institutos federais da Educação, Ciência e Tecnologia. Há um conjunto de pólos da Universidade Aberta já na 1ª fase que serão implantados no mês de junho, com a perspectiva de que todos os professores do país tenham uma filiação e, portanto, um vínculo com a universidade federal para efeitos de capacitação”, informou Haddad.
Com relação à informatização da rede estadual, Haddad informou que laboratórios de informática já estão sendo entregues para todas as escolas. “O Ministério das Comunicações liberou o GSAC (Programa de Inclusão Digital do Governo Federal) para conexão em banda larga nas escolas de Ensino Médio. Também há um edital para oferecer Educação Profissional a distância para os alunos de Ensino Médio da rede pública, sobretudo nas regiões metropolitanas”, completou.
O ministro da Educação foi ao município participar das comemorações de um ano do Programa “Bairro-Escola”, uma iniciativa da prefeitura de Nova Iguaçu, que oferece horário integral em 30 escolas da rede municipal, de 20 bairros.
Segundo o prefeito Lindberg Farias, a idéia original era construir escolas de horário integral, mas precisou ser modificada devido à falta de recursos. Nesse período, foi observado que vários lugares, que ficavam ociosos durante a semana, poderiam ser usados.
Hoje, mais de 700 jovens são agentes educadores e 148 parceiros oferecem espaços para a realização de atividades diversas em horários alternados aos das aulas, como clubes e salas de igreja, que servem de local para oficinas de teatro, cinema, informática, dança, esporte e reforço escolar.