Senado: Homenagem especial a Gerardo Mello Mourão

O escritor e presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Gerardo Mello Mourão, falecido em março desse ano, será homenageado pelo Senado Federal, nessa quarta-feira, 16 de maio.

A homenagem atende a um requerimento do Senador Inácio Arruda, que fará a saudação a esse cearense de Ipueiras, nascido a 08 de janeiro de 1917 e que chegou a ser indicado para o Prêmio Nobel de Literatura em 1979.


 


O poema épico ''A Invenção do Mar'' (Prêmio Jabuti de 1999) é o livro mais popular de Gerardo Mello Mourão, ao lado de ''O Valete de Espadas'', considerado pela crítica o primeiro romance expressionista da literatura brasileira. Com estes e outros títulos, Gerardo foi traduzido em várias línguas. Em seu último livro, ''O Bêbado de Deus'', o poeta fez uma biografia romanceada de São Gerardo de Majella. A vida do santo italiano nascido em 1726 é contada, segundo suas palavras, ''com a ingênua simplicidade da linguagem infantil de todos os seus gestos''.


 


A sessão em homenagem ao escritor Gerardo de Mello Mourão está marcada para as 14 horas dessa quarta-feira, no plenário do Senado, já tendo vários oradores escritos para saudar esse cearense, que além de escritor, foi também um grande jornalista, chegando a ser correspondente da Folha de São Paulo na China.



 
Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda