UFMG recebe incrições para isenção da taxa do vestibular até sexta
Encerram-se nesta sexta-feira, 18 de maio, as inscrições para o Programa de Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular. O benefício destina-se às pessoas que, ao apresentarem documentação exigida para análise de especialistas da UFMG, comprovem a impossib
Publicado 16/05/2007 15:23 | Editado 04/03/2020 16:52
Pela movimentação em busca do benefício, a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) prevê a venda, nos Correios, de cerca de 30 mil kits de isenção. Segundo o coordenador adjunto do Vestibular da UFMG, professor Antônio Zumpano, a estimativa foi realizada a partir da demanda por informações nos telefones disponibilizados pela Copeve.
''No ano passado, vendemos cerca de 23 mil kits. Para esta edição, a procura por informações tem sido maior, fruto da intensificação, nas escolas e outros espaços públicos, da campanha de divulgação do programa de Isenção'', ressalta Zumpano.
Para esta edição, em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, a Copeve ampliou a publicidade em torno do Programa. Além da distribuição de 6 mil cartazes da iniciativa nas escolas mineiras, foram feitos outdoors, busdoors e spots de rádio em todo o Estado.
Inscrições
Para se inscrever no Programa, os interessados devem comprar, por R$ 1,50, o Kit-Isenção, que traz o formulário de preenchimento, o edital e todas as informações sobre a iniciativa. ''Neste ano, o candidato também contará com informações sobre os últimos Vestibulares, como relação candidato/vaga, e a respeito dos programas de assistência da Fump'', explica Regina Lúcia Silva Rezende, coordenadora técnica do Programa.
O kit está à venda nos Correios. No total, são 182 agências credenciadas em Minas Gerais, nove em capitais limítrofes e outras três no estado de São Paulo. O custo de postagem, como no ano passado, será de R$ 3,30. O resultado do Programa de Isenção sai no dia 6 de agosto. Para saber se foi beneficiado, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) – www.ufmg.br/copeve – ou ligar para (31) 3499-6700.
Edição anterior
Para o Vestibular 2007, a Copeve deferiu 16.838 pedidos, o que correspondeu a 70% dos 23.888 inscritos. Desse total, 12.860 candidatos receberam isenção total e outros 3.978, a parcial, correspondente a 50% do valor da taxa.
Aprimoramento
Nos últimos anos, a Copeve tem aprimorado significativamente o Programa de Isenção. Ao longo de 2004, por exemplo, nos locais de venda e postagem dos kits, atendentes realizaram questionário com os candidatos, com o objetivo de saber suas dúvidas mais freqüentes durante a inscrição. ''Detectamos dúvidas com relação a documentação, postagem, inscrição de candidatos com necessidades especiais, preenchimento de questionário e comprovantes de despesas'', enumera Regina Lúcia Silva Rezende, coordenadora técnica do Programa. Hoje, o registro de problemas mais freqüentes no preenchimento dos formulários é realizada por telefone.
Para solucionar tais problemas, o kit passou a contar com lista das perguntas mais freqüentes e suas respectivas respostas. Além disso, à época, o questionário socioeconômica passou por reformulação. Certas questões, inclusive, foram retiradas. Excluímos certas variáveis e incluímos outras, de forma a tornar mais objetivo o questionário'', explica Regina Rezende. Em relação aos procedimentos do Programa, as visitas técnicas por amostragem à casa de 20% dos candidatos foram mantidas. A iniciativa é importante para confirmação das informações enviadas pelas pessoas através do formulário.
Atendimento ao candidato
Para mais informações sobre o Programa, os candidatos devem ligar para o telefone (31) 3499-6700. Os interessados também podem acessar a página da Copeve: www.ufmg.br/copeve
Fonte; UFMG