Colômbia: Uribe sai em defesa de vice-presidente e ministro

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, defendeu com veemência nesta quarta-feira (16) a “integridade moral” do vice-presidente, Francisco Santos, e do ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, acusados de vínculos com paramilitares pelo ex-líder dos esquadr

“Tenho toda a confiança na integridade moral do vice-presidente da República (Francisco Santos), em sua probidade e na de meus companheiros de governo”, disse o mandatário colombiano.



Na terça-feira, Mancuso declarou à Promotoria que há alguns anos se reuniu com o vice-presidente Francisco Santos e com o ministro de Defesa Juan Manuel Santos (os dois são primos), que revelaram seus vínculos com alguns chefes militares.



Ao prestar depoimento para um promotor especial, Mancuso ressaltou que o agora vice-presidente lhe pediu para formar grupos paramilitares em Bogotá, enquanto o atual ministro da Defesa o convidou para integrar uma coalizão para derrubar o presidente Ernesto Samper (1994-1998).



“Tranqüilidade”
Em entrevista a rádios colombianas, Uribe afirmou que seu governo “observa as declarações de Mancuso com toda a tranqüilidade” e “defendendo a verdade”. “Serei muito cuidadoso para que este processo (de paz com os paramilitares) prossiga, porque temos que defendê-lo. Sempre é melhor tê-los desmobilizados que armados”, declarou o presidente.



Segundo jornalistas presentes na audiência pública de Mancuso, que aconteceu na cidade de Medelin (400 km a noroeste de Bogotá), em sua confissão disse que também se reuniu em várias ocasiões com pelo menos quatro generais do Exército.



O antigo líder das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) assegurou que os militares entregaram a ele manuais de contra-guerrilha e o indicaram as áreas em que os paramilitares deveriam se manter presentes na ausência do Exército.



Leia também: Prisão de parlamentares agrava escândalo na Colômbia



Fonte: Ansa Latina