“JB” comete erro grosseiro na capa e põe culpa no “Orkut”

Há mais um capítulo para o livro de vexames da grande imprensa nacional. O Jornal do Brasil publicou na edição da última terça-feira (15), na primeira página, uma foto de cena externa do filme Cidade dos Homens, mas apresentou a imagem c

Vamos assumir o erro? Nada disso! Ao ser avisada do equívoco, a equipe do jornal declarou que justificaria a situação, na edição de quarta-feira (16). Só que, em vez de retratação, o decadente veículo carioca apenas publicou uma matéria complementar com o título “Polícia investiga arsenal no Orkut“.


 


Na primeira página, no mesmo local da matéria equivocada, o JB expôs a chamada para “Atores viram bandidos em páginas de apologia ao CV (Comando Vermelho)”. Em momento algum, o jornal pede desculpas ou explica como a matéria foi feita apenas usando uma fonte – e, diga-se, nada confiável: o site de relacionamentos.


 


Na terça, o produtor da O2 Filmes Paulo Moreli declarou que a foto foi tirada em um dia de filmagem por um jornalista, mas não soube precisar quem seria. O Jornal do Brasil não quis se posicionar sobre o assunto, mas informou que todos os links do Orkut teriam sido obtidos através da polícia.


 


Provável processo


 


“A grande questão que debati é que eles estavam preocupados em como a foto foi parar no Orkut. Isso para a gente é o menos importante”, declarou Lana Esch, assessora de imprensa do Nós do Morro. A organização não percebeu um tom de retratação na matéria. “Eles não mostram que cometeram um erro”, declarou a assessora.


 


Qualquer internauta é capaz de criar uma página no Orkut há alguns meses. O site retirou a exigência de ser convidado por um de seus usuários, o que permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa criar um perfil. Em seus domínios existem milhares de perfis falsos.


 


Gutti Fraga, diretor da Nós do Morro, declarou que ainda pensa em um possível processo contra o JB e lamentou o “aumento do sensacionalismo” na imprensa.. “É uma pena, uma pena mesmo, falarmos de retratação com um jornal do porte do Jornal do Brasil. Ao invés de uma foto, botaram duas – e a culpa é do Orkut, como eles dizem.”