Juventude cubana declara culpados Posada Carriles e os EUA

No julgamento público e simbólico que reuniu centenas de jovens cubanos, entre os dias 14 e 15, em Havana, o agente da CIA Luis Posada Carriles e o governo norte-americano foram declarados culpados “por todos os atentados cometidos contra os cidadãos, os

O processo ocorreu no centro juvenil José Antonio Echeverría, onde foi denunciada a impunidade outorgada pela Casa Branca ao criminoso. Para a atividade, colaboraram os ministérios do Interior e das Relações Exteriores, a Promotoria Geral da República e o Supremo Tribunal Popular, entre outras instituições cubanas.



Com a denúncia apresentada no Tribunal, a juíza Iala Rodríguez Cruz enumerou todos os fatos provados que demonstram a culpa de Posada Carriles e que refletem a prática do terrorismo como instrumento permanente da política externa do governo norte-americano.



Antes do fechamento do julgamento político, foram apresentadas evidências que provam a culpa do terrorista e do governo norte-americano. O tenente-coronel Roberto Hernández Caballero, investigador cubano que depôs em alguns processos realizados nos Estados Unidos, explicou que “as evidências apresentadas por Cuba sobre os terroristas contra o nosso povo foram ignoradas pela justiça deste país”.



Já em relação ao julgamento dos autores do seqüestro em Cuba de um avião para viajar até a Flórida, o júri os declarou inocentes, apesar de que tal ação, claramente provada, se qualifique como terrorista.



Fonte: TeleSul