Paraguai nega que Brasil tenha feito oferta por Itaipu

O presidente Nicanor Duarte Frutos qualificou como “delirante” a informação segundo a qual o Brasil tinha oferecido ao Paraguai US$ 4 bilhões em troca da represa hidroelétrica de Itaipu, propriedade de ambos os países.

Um artigo foi publicado na edição de quarta-feira (16) do Jornal de Brasília explicando que o Brasil “abria negociações para ter o controle total da maior hidroelétrica do mundo”, Itaipu, construída na fronteira no rio Paraná e compartilhada pelos dois países.



A informação foi publicada três dias antes da visita de Luiz Inácio Lula da Silva ao Paraguai, ou seja, apontando que questões relacionadas à Itaipu seriam tratadas com o presidente paraguaio Duarte Frutos, entre outras questões.



“É uma versão delirante da mídia. Nunca o presidente Lula me falou sobre isso”, disse o presidente do Paraguai ao jornal ABC Color. A chancelaria brasileira também desmentiu a veracidade da informação publicada pelo Jornal de Brasília.



A informação foi divulgada em meio às crescentes críticas da imprensa paraguaia ao governo, por este não conseguir que o Brasil reveja as condições do acordo da exploração de Itaipu – o Paraguai apenas consome uma parte mínima da metade da energia de Itaipu que lhe corresponde, mas o tratado existente entre os dois países impede que seu excedente seja negociada com um terceiro país.



Além disso, as dívidas contraídas pelo ente binacional são motivo de forte questionamento no Paraguai, pois esse país as consideras de exclusiva responsabilidade do Brasil. A imprensa local advertiu diversas vezes a crescente perda de poder do Paraguai e inclusive a possibilidade de que a represa passe finalmente para mãos brasileiras.


Fonte: Ansa Latina