Site “uTube” rouba audiência do “irmão famoso” na internet

Inicialmente irritado por causa da identidade parecida, o site uTube resolveu agora aproveitar ao máximo as visitas inesperadas de pessoas que confundiram a escrita do nome da página com o principal site de vídeos da web – o YouTube.

Desde 1985, a empresa Universal Tube & Rollform Equipment tem vendido tubos, canos e maquinário de cilindros. Mas Ralph Girkins, presidente da empresa, anunciou que agora a companhia passará a cuidar dos fãs perdidos do site de vídeos, ao se ramificar para um mercado totalmente diferente: toques musicais para celular.


 


A semelhança levou a audiência do site aumentar de 1.500 para 2 milhões visitas por mês. O YouTube hoje recebe mensalmente cerca de 30 milhões de visitantes. Em novembro do ano passado, a empresa processou o site do Google depois de verificar que picos no tráfego on-line estavam sobrecarregando seus servidores.


 


“Isso é uma enorme despesa e distração para nós”, disse Girkins na época. “O contato com nossos consumidores foi prejudicado, e tememos perdas nas vendas. Fomos até contatados pela polícia da Austrália, alegando a presença de pornografia infantil em nossa página. Lamento que essa confusão esteja prejudicando nossos negócios.”


 


Girkins afirmou ao site Cnet que a renda gerada pelos toques musicais será suficiente para cobrir os custos de hospedagem do uTube. Mas ele diz que ainda há um caminho para que sejam pagas as contas legais do processo contra o YouTube.


 


Da Redação, com infomações do G1