CUT convoca sindicatos a protestarem dia 23 contra Emenda 3

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) está convocando suas entidades filiadas a organizar paralisações, mobilizações de rua e panfletagens por todo o país no próximo dia 23 de maio, quarta-feira, contra a Emenda 3. Além da emenda, outras pautas foram

O dia 23 será o terceiro dia de nacional de mobilizações contra a Emenda 3. As outras duas  manifestações anteriores foram realizadas nos dias 10 e 23 de abril, sempre com taxas crescentes de adesão.


 


O motivo inicial desse movimento foi o risco de derrubada do veto presidencial à Emenda 3 que pode tornar trabalhadores com carteira assinada em pessoa jurídica (PJs) . Para deter a emenda, as sete centrais sindicais, em plenária nacional realizada em março, decidiram realizar as mobilizações.


 


A pauta do dia 23, porém, será maior do que as das duas manifestações anteriores, assim como, segundo as centrais, o número de entidades participantes. Além da luta pela manutenção do veto à emenda, as mobilizações do próximo dia 23 também vão reivindicar:


 


• retirada de qualquer proposta que proíba greves no setor público
• derrubada do PLP 001/07
• Previdência Social pública e universal, com inclusão dos trabalhadores que estão fora da cobertura do sistema
• reforma agrária e política agrícola que valorize o trabalhador rural
• educação pública de qualidade
• redução do superávit primário e direcionamento de mais recursos para políticas públicas


 


Na próxima quarta estarão nas ruas com a CUT mais de 30 entidades da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), entre as quais o MST e a UNE.
A partir da próxima segunda, a CUT informará a relação de atividades previstas e os locais onde vão acontecer as atividades.