CUT debate pauta com parlamentares de esquerda

A Executiva Nacional da CUT se reuniu nesta quinta-feira (17) com parlamentares do PT e PCdoB para debater a pauta referente aos trabalhadores no Congresso Nacional. O encontro inédito contou com a participação de cerca de 40 parlamentares e discutiu p

Segundo o presidente da Central, Artur Henrique, “esta iniciativa de diálogo direto com as bancadas do PT e PCdoB, permite uma atuação mais coordenada na defesa dos interesses dos trabalhadores dentro do Parlamento”.



Henrique também destacou que a proposta anunciada pelo governo que restringe o direito de greve dos servidores “é péssima e autoritária”.



Para ele, “estipular que uma assembléia só terá direito de aprovar greve se reunir 2/3 da categoria é uma tentativa mal-disfarçada de proibir greve no setor. Uma entidade como a Apeoesp, que tem 150 mil filiados, teria de fazer uma assembléia com 100 mil trabalhadores, se quisesse reunir apenas os sindicalizados. Acredito que, se provocada a tal ponto, seria perfeitamente capaz de construir um movimento dessa magnitude e ainda viabilizar um espaço físico para acomodar essa assembléia. Mas não cabe a um governo, ainda mais com origens no movimento sindical, apresentar uma proposta dessas, que intervem na autonomia dos trabalhadores decidirem livremente sobre os rumos de suas lutas. Espero que a Casa Civil não leve a sério essa loucura da AGU”.



A deputada vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou a luta do PCdoB em defesa dos interesses dos trabalhadores. “Somos base do Governo Lula, mas mantemos nossa história de defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores, e estamos lutando contra o PLP 01 que impede o crescimento do país e contra esta proposta de restringir o direito de greve dos servidores”.



Além da deputada Vanessa Grazziotin, participaram da reunião os deputados Chico Lopes (PCdoB-CE), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) e Jô Morais (PCdoB-MG) e as assessorias da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e Edmilson Valentim (PCdoB-RJ).



De Brasília
Gustavo Souza