Vereadora Maristela Maffei, de Porto Alegre, filia-se ao PCdoB

O PCdoB de Porto Alegre recebeu a filiação de uma importante liderança popular, forjada nas lutas dos movimentos socias da capital: a vereadora Maristela Maffei. Com isso o partido retomou espaço no parlamento da capital, após saída dos vereador

''É com muita satisfação que o partido recebe a filiação de uma grande lutadora social, como é a vereadora Maristela'', declarou o presidente do Comitê Municipal de Porto Alegre, Beto Rivera. Já o presidente do Comitê Estadual, Adalberto Frasson, elogiou o histórico de lutas de Maffei e fez questão de registrar que a sua vinda para o partido representa uma continuidade destas lutas. Disse que ela deve dar grande contribuição ao projeto geral do partido, bem como ao projeto eleitoral do ano que vem na capital, no qual o PCdoB pretende lançar candidatura própria à prefeitura. ''É uma importante liderança popular. Sua vinda deverá contribuir muito em favor da construção de uma Porto Alegre melhor'', disse.


 


Maristela, que iniciou sua militância social nas Comunidades Eclesiais de Base e na Pastoral Operária, tem atuação vinculada aos movimentos populares. Esta no seu terceiro mandato como vereadora de Porto Alegre. Elegeu-se em seu primeiro mandato em 1996, pelo PT, com 3.666 votos. Depois reelegeu-se em 2000, com 5.708 votos. Foi reconduzida novamente ao parlamento da capital em 2004, desta vez com 7.122 votos. Maffei estava atualmente no PSB, partido no qual ingressou durante este último mandato.


 


A vereadora estava emocionada ao discursar pela primeira vez em uma instância de seu novo partido. Inicialmente fez referência a suas primeiras experiências como liderança popular, vinculada à Teologia da Libertação, que a levaram a construir suas convicções de militante. ''Sempre tive forte ligação com os movimentos sociais e com as lutas das mulheres. O PCdoB é um partido que prioriza, ao lado da luta institucional, a organização do povo para as lutas da sociedade, por isso me identifico muito com o partido. A minha presença no parlamento é fruto, justamente, de minha luta e minha presença junto aos movimentos sociais.'' Fez referência ainda a valorização que o PCdoB dá para a participação das mulheres na política e nas lutas feministas.


 


 


''Tenho orgulho de ter sido uma das construtoras do PT. Quando sai, foi porque avaliava que o partido havia se distanciado dos movimentos sociais, embora tenha ainda grande importância na luta social e de esquerda no país. Busquei esta identidade no PSB, partido também do campo popular, no qual construi vínculos importantes. Mas agora, estou muito satisfeita em estar aqui no PCdoB. Sei que vai representar a continuidade e o aprofundamento da minha luta'', disse.


 


Maffei destacou a excelente relação que sempre teve com as lideranças do PCdoB, como Jussara Cony, Raul Carrion, Edson Silva e, mais recentemente, Manuela, na câmara de Porto Alegre. Salientou o papel dos quadros partidários do PCdoB como referências de luta. ''O PCdoB é um partido que possui uma militância valorosa. É marcado por uma história de lutas e combatividade, ao lado do povo, pelo socialismo''.


 



''O PCdoB te recebe de braços abertos e, tenho certeza, ficará muito bem representado na câmara de vereadores''. Com estas palavras a deputada federal Manuela D´Ávila deu as boas vindas a nova camarada.


 


Para ela, Maffei vem para o partido em um momento fundamental, por conta da responsabilidade de fazer avançar e aprofundar as mudanças no país. ''A vinda da Maristela é muito importante. Reforça a nossa perspectiva de acumular forças para lutar ao lado do povo pelas mudanças que o país precisa. Esta vinda também revela que o partido está no caminho certo''. Manuela disse ainda que construiu vínculos de admiração e amizade por Maristela Maffei, ao longo dos quase dois anos que militaram juntas no parlamento da capital.


 



Outra que fez questão de dar as boas vindas foi a ex-deputada Jussara Cony. Destacou o debate que o partido faz atualmente quanto a questão da mulher, sua participação na sociedade, na luta social, na política e no partido. Lembrou de lutas conjuntas com a vereadora e comemorou a sua vinda para o partido, a quem definiu como ''uma grande liderança feminista''.


 


 


O deputado estadual Raul Carrion, colega de Maffei na câmara de Porto Alegre por vários anos, também saudou seu ingresso no PCdoB. ''Maristela vem para o PCdoB pela disposição de lua e por reconhecer o PCdoB como um instrumento da luta do povo'', concluiu.


 


 


O PCdoB, com a nova vereadora, retoma seu espaço na câmara da capital gaúcha, pois estava sem representação na casa desde o início deste ano. O partido tinha dois parlamentares na atual legislatura: Raul Carrion e Manuela. Ambos concorreram e se elegeram em 2006, Raul como deputado estadual e Manuela deputada federal, esta tendo obtido a maior votação no estado. Ao assumirem seus novos mandatos os espaços ficaram com os suplentes Guilherme Barbosa e Marcelo Danéris, ambos do PT.


 


 


Partido reforçado


 



Frasson, ao final do ato de filiação, registrou que assim como nas palavras de Maristela ficou claro que se sente muito a vontade ao ingressar no PCdoB, pela identificação que tem com o partido, o PCdoB também se sente muito honrado, em ter em seus quadros, uma liderança tão importante, que terá ainda mais reforçada sua luta, e do campo popular e democrático, em favor das transformações que a sociedade precisa.


 


Com a vereadora devem se filiar no PCdoB cerca de 50 lideranças. Entre elas ativistas comunitários, intelectuais e trabalhadores. O ato de filiação destas lideranças deve ocorrer nos próximos dias.


 



Histórico


 


 


A vereadora nasceu em Lajeado (RS). Formada em Ciências Sociais pela PUCRS, Maristela é, atualmente, acadêmica de Direito no Centro de Ensino Superior de Porto Alegre (Cesupa).


 



Maristela atua no Movimento Popular, iniciou sua militância nas Comunidades Eclesiais de Base e na Pastoral Operária. Coordenou o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, foi conselheira do Orçamento Participativo e representante do Conselho Municipal de Acesso a Terra e Habitação dos bairros Partenon e Lomba do Pinheiro. Foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Urbanismo, Transporte e Habitação da Câmara Municipal (Cuthab).


 


 


De Porto Alegre
Clomar Porto