SindHotel ameaça greve geral nos hotéis de João Pessoa (PB)

O Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Estado da Paraíba (SindHotel) está programando para os próximos dias o início de um rodízio da 'operação tartaruga' nos principais hotéis de João Pessoa, Paraíba, em represália ao descaso do

“Os patrões até agora não deram nenhuma resposta em relação às nossas reivindicações inseridas na Campanha Salarial 2007/2008. Isso é uma falta de respeito à categoria”, lamenta o presidente do SindHotel, Geraldo Lima, informando que a 'operação tartaruga' (o cumprimento das atividades profissionais em ritmo lento) deverá ser iniciada pelo Hotel Caiçara, localizado na orla da Capital. Em seqüência, seguindo um rodízio pré-determinado, será a vez do Ouro Branco Praia Hotel e do Hotel Tambaú.


 


Tanto a 'operação tartaruga' quanto a possibilidade de uma greve será discutida e definida em uma assembléia geral da categoria a ser convocada pelo SindHotel. “A diretoria do sindicato defende a 'operação tartaruga' e a greve. Vamos propor essas duas possibilidades na reunião”, ressalta Geraldo Lima.


 


Reivindicações


 


Reajuste salarial de 10% (piso de R$ 385,00 para R$ 423,50), discussão sobre a taxa de serviço (o chamado 10% do garçom), a mudança da data-base da categoria de maio para o mês de novembro e a equiparação da folga dominical entre homens e mulheres. Esses são os principais pontos das cláusulas previstas na Campanha Salarial 2007/2008 dos trabalhadores do setor hoteleiro na Paraíba.


 


A Campanha Salarial 2007/2008 da categoria teve início no dia 9 de abril, quando a entidade realizou a primeira assembléia geral para a discussão e aprovação da pauta de reivindicações que foi encaminhada aos patrões. Dentre as cláusulas do novo acordo coletivo de trabalho está a reivindicação de duas folgas dominicais por mês, beneficiando tanto os homens quanto as mulheres. Hoje em dia, apenas as trabalhadores mulheres têm esse direito, enquanto que os homens só folgam um domingo ao mês.


 


A exemplo da campanha salarial anterior, o SindHotel permanece reivindicando a transferência da data-base da categoria do dia 1º de maio para o dia 1º de novembro. “Queremos transferir a data-base para o mês de novembro, já que maio é um período de baixa-estação e isso não nos favorece nas negociações”, avalia Geraldo Lima.