UnB se prepara para receber 50º Congresso da UNE

Brasília, capital da República Federativa do Brasil. A cidade, que representa o maior país da América do Sul, onde os três poderes discutem e decidem seus rumos, será a anfitriã do 50º Congresso Nacional da UNE, o Conune. O encontro, marcado para 4 a 8 de

Além de ser o centro político do país, a cidade abriga uma universidade pública cheia de história com a educação brasileira e o movimento estudantil. Será nesse lugar, a tradicional UnB, que os milhares de estudantes vão se encontrar para debater e eleger o presidente e a nova diretoria da UNE.


 


“Brasília é o centro político de um país que tem, em sua história, a participação vital da juventude nos principais acontecimentos. Por isso, o nosso Congresso será importante pelo seu simbolismo, já que vamos comemorar os 70 anos da UNE e, principalmente, por acontecer na UnB. Foi nessa universidade que estudou um dos principais heróis do movimento estudantil, o Honestino Guimarães”, disse o presidente da UNE Gustavo Petta. “Brasília também é um ponto central, o que possibilita a vinda de estudante de todas as regiões”, completa.


 


Expectativas


 


A expectativa para o Congresso já mexe com a rotina da universidade, que completará 45 anos em 2007. Os organizadores estão afinando os detalhes para realizar o melhor Congresso da história da entidade.


 


“Estamos de braços abertos para receber os jovens de todo Brasil. Será um momento especial para a UnB”, disse ao EstudanteNet a coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição, Maíra Vasconcelos.


 


Segundo ela, o DCE está promovendo alguns eventos para divulgar o Congresso e envolver os alunos. “Acho que o movimento estudantil, por mais amplo que seja aqui, ainda não chega a todos os estudantes da Unb. Um congresso desse porte, com a importância histórica que ele carrega, vai fazer com que os estudantes sintam a diferença e vejam que o movimento está vivo, presente, não só aqui, mas em todo o país”, afirmou.


 


Calourada terá participação da UNE


 


Um dos momentos para divulgar e conversar sobre o 50º Congresso será a Calourada da UnB, que acontecerá entre os dias 21 e 26 de maio no campus Darcy Ribeiro, com oficinas, atividades culturais, palestras e muitos debates.


 


A UNE participará das discussões junto com outros movimentos sociais. Entre os temas da calourada, estarão a redução da maioridade penal, políticas voltadas para a juventude, democratização dos meios de comunicação e a reforma universitária, assuntos que também estarão em voga nas principais discussões do CONUNE.


 


Além disso, os recém chegados alunos terão uma fidedigna apresentação sobre a história do movimento estudantil na universidade. Durante a calourada, o cineasta Vladmir Carvalho estará presente para exibição de “Barra 68”, filme que retrata a invasão da Universidade durante o regime militar, quando estudantes e alunos foram presos. (Veja a programação completa da Calourada Unb 2007)


 


Honestino Guimarães, presente!


 


A Universidade de Brasília é onde estudou um dos mais importantes líderes da luta estudantil brasileira. Honestino Guimarães, além de aluno exemplar do curso de geologia, aprovado em primeiro lugar geral no exame vestibular, foi presidente da UNE no momento mais difícil desses 70 anos da entidade. Isso aconteceu entre 1969 e 1973, durante o regime militar, quando o movimento estudantil estava completamente na ilegalidade e seus líderes eram perseguidos e presos pela ditadura.
Honestino, que desde cedo era muito consciente e ousado na sua militância, foi obrigado a deixar Brasília. Fugiu para o Rio de Janeiro e, como presidente da UNE, conseguiu manter o movimento estudantil vivo e minimamente organizado, apesar de toda a repressão. Ele foi preso em 1973 e, desde então, não foi mais visto. É um dos muitos desaparecidos políticos.


 


Como lembrança e homenagem, o DCE da Unb leva até hoje o seu nome. Segundo a coordenadora geral da entidade, o Congresso da UNE vai ser importante como uma forma de homenageá-lo. “Muita gente, mesmo aqui na Unb, não sabe qual é a história de Honestino Guimarães e sua importância, o Congresso vai servir para resgatar tudo isso”, disse.


 


UNB 45 Anos


 


No último dia 21 de abril, a Unb completou 45 anos, que estão sendo comemorados com um calendário de exposições, congressos, palestras, eventos culturais e esportivos.


 


A Universidade nasceu em 1962, dois anos depois da inauguração de Brasília. Ela foi idealizada pelos educadores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. O projeto inicial previa a integração de Institutos Centrais e Faculdades.


 


Entretanto, o sonho de uma universidade completamente inovadora foi abafado pela ditadura militar. As invasões ocorridas na UnB entre 1964 e 1968 esvaziaram o campus. De uma só vez, 209 professores (79% do total na época) pediram demissão em resposta às perseguições sofridas pelo regime.


 


Atualmente, a Unb tem 20.937 alunos em 63 cursos de graduação, além de 8.534 alunos cursando pós-graduação em 64 programas de mestrado e 45 de doutorado. O campus Darcy Ribeiro tem 3.950.579 m² de área, com 106 edificações, 22 faculdades e institutos.



Por Artenius Daniel,


Do Estudantenet com Portal UnB