Lançada biblioteca virtual sobre corrupção

Já está disponível a Biblioteca Virtual sobre Corrupção (BVC) construída pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC). A finalidade é promover a pesquisa e a divulgação de informa

Lançada com um acervo de cerca de 500 documentos entre artigos, teses, notícias, eventos, apresentações e estudos científicos relacionados ao tema, a biblioteca inclui, ainda, textos de organismos internacionais. O enfoque do conteúdo, atualizado diariamente, é o da prevenção como estratégia de combate à corrupção.



O conjunto de obras é de domínio público ou obteve prévia autorização dos proprietários dos direitos autorais. E, embora o acesso seja livre e gratuito, não é permitido o uso, direto ou indireto, das publicações para fins comerciais ou que violem os direitos autorais. Nos últimos 15 dias, quase 900 usuários acessaram o portal e navegaram por mais de seis mil documentos. A Biblioteca Virtual está disponível no endereço http://bvc.cgu.gov.br.



Colaboradores



A biblioteca também é aberta a contribuições de pesquisadores e interessados no assunto. Artigos, pesquisas, relatórios, monografias, dissertações, teses e outros materiais devem ser encaminhados para o endereço eletrônico [email protected], que serão apreciados pelo conselho editorial da biblioteca antes da disponibilização ao público. Caso o documento não seja de domínio público, deve ser enviado o Termo de Autorização (preenchido e assinado). O material será analisado e examinado por critérios que permitam dar ao usuário a confiabilidade do conteúdo publicado na biblioteca.



Alguns dos temas de interesse constantes do acervo da biblioteca são: abuso de poder , conflito de interesse, controle social, desvio de recursos públicos, direito administrativo disciplinar, enriquecimento ilícito, ética, fortalecimento da gestão, fraude, gestão de recursos públicos, governança, improbidade administrativa, integridade, lavagem de dinheiro, nepotismo, ouvidoria, técnicas de auditoria, tráfico de influência e transparência pública.



Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República