Mercosul pede aos EUA julgamento de Posada Carriles

O Mercosul pediu na última quarta-feira (23) que os Estados Unidos adotem todas as medidas para o julgamento de Luis Posada Carriles, refugiado neste país e autor intelectual do atentado de 1976 contra um avião de passageiros cubanos.

“Os Estados pertencentes ao Mercosul reiteram sua condenação ao terrorismo em todas as suas formas e manifestações, e reafirmam a necessidade de evitar a impunidade para aqueles que cometem atos de terrorismo”, afirmaram os países-membros, por meio de um comunicado.



“Expressamos nossa convicção de que as autoridades americanas devem adotar medidas que permitam o devido julgamento por esses atos”, afirma o documento.



O Mercosul também reafirmou “o valor da extradição como ferramenta essencial na luta contra o terrorismo” e pediu que os Estados “processem devidamente as solicitações que receberam nesse sentido”.



Uma juíza norte-americana livrou Posada Carriles na semana passada das acusações que pesavam contra ele, como falsificação de documentos para ingressar em território norte-americano.



O pedido de extradição formulado pela Venezuela, país de onde o vôo da linha cubana partiu, nunca foi aprovado.



Fonte: Ansa Latina