Prefeitura de Contagem realiza 1º conferência de Esportes e Lazer do Município

Coordenaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Contagem, coordenada pelo comunista José Rodrigues, realiza a primeira Conferência de Esportes e Lazer do Município. 

Com o tema “construindo políticas públicas de Esporte e Lazer para Contagem”foi realizada nos dias 25 e 26 de maio a primeira Conferência Municipal de Esportes e Lazer do município de Contagem.De acordo com o coordenador José Rodrigues,a conferência resultou  da necessidade de construir uma política pública para o esporte e lazer expressa na diversidade de expansão fundada no pluralismo social e permitir a maioria uma participação direta e ativa na vida esportiva e de lazer.


 


A abertura da Conferência, aconteceu dia 25, no plenário da Câmara Municipal, e contou com a presença do Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, que proferiu palestra sobre as políticas do Ministério para o esporte e lazer. Fizerem-se presentes representantes do conjunto dos desportistas do município que prestaram uma homenagem a prefeita Marília Campos e entregaram uma placa aos integrantes da mesa, que integram a gestão, ao presidente da câmara municipal e ao secretário executivo do ministério, que dizia “ o esporte exercita a liberdade, aprimora a perseverança, transcende a imperfeição, através de um filosofia que persegue o equilíbrio harmonioso do homem em seu tempo histórico”.


 


O estabelecimento de uma política pública  para o esporte e lazer nos permitirá avanços no sentido de quebrar relações de assistencialismo , clientelismo ou mandonismo , incentivando a participação popular.Esse processo permitirá as pessoas se reconhecerem como cidadãos ativos nas tomadas de decisões dos investimentos públicos e agir na construção de uma sociedade plural e descentralizada, afirma o coordenador José Rodrigues.


 


Construída a partir de cinco eixos: esporte educacional, esporte de alto rendimento, esporte e lazer, infra-estrutura e equipamentos e financiamento, a Conferência construiu propostas para universalizar, permitindo aos cidadãos exercerem seus direitos às práticas de esporte e lazer. De acordo com o documento final da Conferência os princípios e ações que nortearão a implementação de uma política pública para cidade são:


 


– existência de uma plataforma de médio e longo prazo, de caráter integral e que fundamente-se na análise do contexto.


– trabalhar com o público alvo e fora dele.


– Desenvolver atividades que facilitem a integração entre o público e as ações.


– Estabelecer mecanismos de colaboração com as redes associativas e que deva levar em conta propostas advindas de setores mais dinâmicos do âmbito do esporte e do lazer.


– A intervenção pública deve levar em conta o espaço, sua história, dinâmicas anteriores e demandas concretas.


– espírito ativo e inovador.


– chegar aos cidadãos no seu conjunto: crianças, jovens, adultos, mulheres indiscriminadamente e potencializar sua participação.


– recuperar e conservar os espaços públicos, ampliando-os e projetando-os para o futuro.