Rio de Janeiro será sede dos Jogos Militares em 2011
Depois de ser escolhido para sediar o Pan-americano de 2007, o Rio de Janeiro foi eleito agora para ser a sede dos Jogos Militares em 2011. A eleição ocorreu durante 62º Assembléia Geral do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), que acontece
Publicado 28/05/2007 18:45 | Editado 04/03/2020 17:05
Participaram da escolha no evento, autoridades e militares representantes de 127 países. Ao ser informado do resultado, o ministro do Esporte Orlando Silva, disse que “a decisão confirma a vocação do Brasil no cenário internacional para sede de grandes certames”. O ministro afirmou também que “a missão do Brasil como agente mobilizador de grandes eventos internacionais será reafirmada com a realização dos jogos Pan-americanos”.
O diretor de Alto Rendimento, André Arantes, integrante da delegação brasileira liderada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), do Ministério da Defesa, representou o ministro do Esporte no evento. O presidente da CDMB, Brigadeiro-do-Ar, Luiz Antônio Pinto Machado e André Arantes tiveram meia hora para convencer as delegações estrangeiras e trazer para o Brasil as “olimpíadas militares”.
Folderes, cartazes e muita disposição tornaram vitoriosa a estratégia de convencimento para trazer para o Rio de Janeiro mais um mega-evento esportivo. O apoio do Ministério do Esporte e a experiência com a organização dos Jogos Pan-americanos só aumentam a credibilidade na representação brasileira.
A competição de 2011 será a quinta edição dos jogos mundiais militares e também a primeira vez que o campeonato acontece no continente americano. A quarta edição dos jogos mundiais acontecerá ainda neste ano, em outubro, na Índia, onde é esperada a participação de cerca de seis mil atletas disputando em 20 modalidades.
Fonte: Ministério do Esporte