México estuda abrir mão de cadeira no Conselho de Segurança
O México analisa a possibilidade de retirar sua candidatura a membro rotativo do Conselho de Segurança da ONU para o período 2009-2010, afirmou nesta segunda-feira (28) a chanceler Patricia Espinosa.
Publicado 29/05/2007 10:35
Patricia explicou que se mantém “um diálogo aberto com diversos setores da sociedade para saber a pertinência de manter a candidatura”.
“O governo do México abriu um espaço de reflexão com parlamentares, acadêmicos, e estamos no processo de fazer a avaliação se devemos manter a candidatura e qual seria o objetivo da ação que levaria o México ao Conselho de Segurança”, disse a chanceler em uma coletiva de imprensa.
O governo do ex-presidente Vicent Fox estimulou desde o início de sua gestão, em dezembro de 2000, a candidatura mexicana ao Conselho, mas a eventual ocupação desse espaço no organismo traz consigo fortes críticas dentro do país.
A chanceler acrescentou que se avalia também a permanência do México nos 243 organismos da ONU, diante de uma série de medidas de austeridade ordenadas pelo atual presidente, Felipe Calderón.
Fonte: Ansa Latina