PIB norte-americano é o menor dos últimos quatro anos

A economia dos EUA cresceu no primeiro trimestre, após revisão do Departamento de Comércio, ao ritmo anualizado de 0,6%, o pior desempenho desde o quarto trimestre de 2002. A estimativa anterior, de abril, apontava expansão de 1,3% do PIB (Produto Interno

As importações, que cresceram mais do que o estimado anteriormente, e a redução nos estoques das empresas foram os principais motivos mencionados pelo organismo para o corte na estimativa do PIB.



O novo índice reforça que a economia dos Estados Unidos vem se desacelerando desde o primeiro trimestre de 2006, quando se expandiu em 5,6%. Porém, alguns analistas já dizem que os três primeiros meses de 2007 foram o ponto baixo da economia norte-americana, apostando nos relatórios recentes que mostram que os investimentos por parte das empresas melhoraram e a diminuição dos estoques levou as fábricas do país a aumentar a sua produção.



Previsão semelhante foi feita pelos responsáveis pela política monetária do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), que, na ata da reunião de maio, reiteraram que o crescimento se intensificará durante o restante deste ano e durante 2008.



“Estamos buscando uma estabilização gradual do crescimento”, disse antes da divulgação do relatório Michael Feroli, economista do JPMorgan Chase. “A situação dos estoques é muito mais favorável e o obstáculo apresentado pelo mercado imobiliário residencial será reduzido”, acrescentou.



Fonte: Bloomberg