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Reunião em SP debate os novos passos do PCdoB na Comunicação

O PCdoB deu mais um passo importante rumo à renovação e ao fortalecimento da comunicação partidária. Nestas quinta e sexta-feira, dias 31 e 1º, foi realizada, em São Paulo, na sede do Comitê Central do PCdoB, reunião com a Comissão Nacional de Comunicação

O objetivo da reunião foi fazer um balanço das ações da área de comunicação e dar continuidade ao plano traçado no último encontro da área, realizado em março, focando as atividades do partido no aperfeiçoamento do portal Vermelho, na reestruturação do jornal A Classe Operária e na inserção dos comunistas na chamada mídia de massas, com destaque para canais de televisão e de rádio comunitários e campanhas publicitárias.


 


 


Com a presença de membros das secretarias de Comunicação de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e Bahia, além do Distrito Federal, a reunião procurou ainda debater o atual cenário nacional e latino-americano e seus reflexos na mídia.


 


 


Neste aspecto, a reunião destacou a reeleição de Lula e as ações do governo na área de Comunicação – especialmente com relação ao lançamento da tevê pública, previsto para dezembro –, a preparação para as eleições 2008, o fortalecimento da esquerda na América Latina e até mesmo os reflexos que o fechamento da RCTV, na Venezuela, podem ter nos movimentos sociais e no debate sobre a democratização da mídia.


 


 


Como forma de ampliar a inserção dos comunistas nos meios de comunicação e difundir as idéias da esquerda brasileira, o Vermelho deverá estrear em breve a rádio e a tevê na web. A estratégia visa elevar o número de acessos do portal a um milhão de visitas mensais – em maio, o Vermelho ultrapassou o número de 635 mil visitas – e oferecer ao internauta maior variedade e informação de qualidade.


 


 


Conforme destacou o secretário de Comunicação do PCdoB, Altamiro Borges, o uso da mídia é uma forma de disputar o poder na sociedade. E um partido comunista deve ter instrumentos para participar dessa disputa e lutar contra a hegemonia de grupos e famílias que hoje são donos das maiores cadeias de comunicação do país.


 


 


Entre os assuntos discutidos na reunião estava o jornal A Classe Operária, órgão oficial do PCdoB que completou 82 anos de existência em 2007. Além da constatação de que o veículo enfrenta uma crise – causada tanto pelas dificuldades que o jornalismo impresso vem enfrentando, especialmente após a popularização da internet, quanto por problemas estruturais e financeiros do próprio jornal –, foi anunciada a experiência do boletim eletrônico semanal, que deverá circular a nos meses de junho e julho e que terá como foco principal a reportagem. A idéia é que este novo formato seja distribuído pela militância para aqueles que já fazem parte do PCdoB mas, principalmente, para aqueles que ainda não conhecem o partido. 


 


 


Outra constatação feita pelos membros da comissão foi o sucesso da versão mensal e temática de A Classe Operária para distribuição massiva. As três edições já realizadas, dirigidas principalmente aos trabalhadores e distribuída em indústrias e grandes empresas, tiveram tiragem média de 400 mil exemplares. Embora necessite de ajustes, o jornal mostrou ter potencial para o trabalho militante.


 


 


Também ficou decidido que os comunistas deverão trabalhar para aumentar sua inserção em rádios comunitárias e nos movimentos de democratização da mídia. Com essas e outras ações tiradas do debate durante a reunião, o PCdoB espera, de maneira ousada e criativa, potencializar sua comunicação e, dessa forma, ajudar na construção de um país mais justo e com uma mídia mais representativa da diversidade cultural brasileira.


 


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