Lula na Índia: agenda intensa após dia de descanso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Nova Delhi às 8h30 deste domingo (3) – meia noite de ontem (2) pelo horário de Brasília. Ele fica até terça-feira (5) na capital indiana, em visita de Estado ao país. Lula também esteve na Índia em 2004, com

O presidente passou o dia descansando no hotel onde está hospedado. Seu único compromisso hoje é um jantar privado na residência oficial do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Amanhã e terça-feira, Lula terá intensa agenda de trabalho, com previsão de reuniões com representantes do governo indiano, audiências com autoridades e encontro com empresários dos dois países.



A agenda oficial começa às 9h de segunda-feira (4), com cerimônia de chegada no pátio externo do Palácio Presidencial Rashtrapati Bhavan. Depois, como é de praxe nas visitas de Estado à Índia, participa de homenagem a Gandhi no Memorial de Mahatma Gandhi. Na seqüência, reúne-se com o ministro das Relações Exteriores da Índia, Pranab Mukherjee.



Ainda no turno da manhã, tem encontro privado com o primeiro-ministro e reunião ampliada de trabalho, com a presença de ministros do Brasil e da Índia. Estão em Nova Delhi os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.



Às 12h30, o presidente participa do lançamento do Fórum de CEOs Brasil – Índia, instância permanente que reunirá 15 altos executivos de cada país. Depois, está prevista assinatura de atos entre os governos brasileiro e indiano. No começo da tarde, Lula volta a encontrar empresários do Brasil e da Índia no encerramento de seminário sobre oportunidades de negócios nos dois países.



Está programada para às 16h cerimônia de entrega do Prêmio Jawaharlal Nehru ao presidente Lula. O prêmio é concedido pelo governo indiano a grandes personalidades internacionais por sua contribuição para a paz e a aproximação entre os povos.



A agenda de amanhã ainda inclui audiência com o líder da oposição indiana, LK Advani (do Bharatiya Janata Party – BJP), encontro privado com o presidente da Índia, Abdul Kalam, e jantar no palácio presidencial.



As atividades de terça-feira começam com audiências com presidentes de duas grandes empresas indianas. O presidente também receberá Sonia Gandhi, presidente do partido do Congresso e da aliança que apóia o primeiro-ministro Manmohan Singh. A agenda em Nova Delhi termina com um encontro com a comunidade brasileira e almoço na residência oficial do embaixador brasileiro na Índia, José Vicente de Sá Pimentel.



A partida para a Alemanha está prevista para as 16h.