13º Congresso da UEE/RJ começa nesta quinta

Do dia 7 a 10 de junho a cidade de Nova Friburgo, região Serrana do estado do Rio, será a capital do movimento estudantil fluminense. Lá será realizado o 13º Congresso da União Estadual dos Estudantes, o maior fórum de deliberação da entidade, no qual,

O congresso foi convocado pelo 5º Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG), realizado em 1º de abril no campus do Fundão da UFRJ. Contando com a participação de cerca de 150 estudantes e representantes de mais de 20 Diretórios Centrais de Estudantes, o CEEG demonstrou que a rede do movimento estudantil está cada vez mais articulada e desenvolvida. Além de aprovar várias moções, o Conselho alterou a forma de eleição de delegados (representantes) ao congresso da UEE/RJ. A partir de agora, os delegados ao Congresso da UEE/RJ serão eleitos por universidade e as eleições serão realizadas, obrigatoriamente, em urna, o que aumenta a transparência do processo e o debate sobre os rumos da entidade máxima de representação dos estudantes do Rio de Janeiro.



No domingo último, 3 de junho, foi realizado o credenciamento do congresso da UEE/RJ. Foram credenciados 467 delegados de todo o estado. São esperados cerca 1.000 estudantes para debaterem os rumos do movimento estudantil.



Calor estudantil no frio Friburguense



Nova Friburgo, cidade serrana conhecida pelo inverno rigoroso, esbanjará o calor transformador da juventude e do movimento estudantil de todo o estado. Além dos tradicionais debates sobre educação, conjuntura política, cultura, esporte e outros temas, diversas atividades culturais estão programadas para acontecer durante o congresso.  Forró, bandas universitárias, Folia de Reis, Arraiá junino da UEE/RJ, e muitas outras atrações agitarão as noites do congresso. A plenária final do congresso iniciará suas atividades na tarde de sábado (9) e terminará na tarde de domingo (10), com a realização da eleição de uma nova diretoria e um novo presidente para a entidade. .
 

Ato pela aprovação do meio-passe



Momentos antes da plenária final, será realizado o Ato Político aprovação da Meia-Passagem. O ato consistirá no lançamento da segunda fase da campanha pela implementação do Meio Passe nos transportes públicos, com a apresentação de um projeto de lei na Assembléia Legislativa, a apresentação de similares nas câmaras municipais pelo estado e a realização de atos com o objetivo de aprovar este importante direito para os estudantes universitários do Rio de Janeiro.