Na véspera da parada, Caminhada Lésbica toma Av. Paulista

Um dia antes da tradicional Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, a 5ª Caminhada de Lésbicas, Bissexuais e Simpatizantes deve reunir cerca de mil participantes na tarde deste sábado (9), em um trecho da Avenida Paulista. A previsão é da Liga Brasileira de

Neste ano, o tema da caminhada é “Cidadania, Direitos e Políticas Públicas – Por uma Sociedade sem Machismo, Racismo e Lesbofobia”. Uma pista da Paulista será reservada para o evento.


 


Com início previsto para 14 horas, a concentração será na praça Osvaldo Cruz (em frente ao shopping Paulista). A caminhada deve começar entre 16 horas e 16h30, seguindo até o vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo). O ato deve se encerrar por volta das 19 horas, segundo a ONG. Em 2006, a chuva prejudicou a caminhada, que teve menos de 500 participantes.


 


Diferentemente da Parada GLBT, a caminhada das lésbicas não terá desfiles de trios elétricos nem o clima festivo de drags queens e dançarinos seminus. “Não vai ser aquela festa que é a parada. É um evento mais pobrezinho, com mulheres que lutam não só pelo fim do preconceito, mas por seus direitos”, diz Terezinha Ferreira, assessora da caminhada.


 


Ela afirma que feministas, não necessariamente homossexuais, também devem participar. Segundo a ONG, o objetivo da marcha é discutir questões como a maternidade e a “invisibilidade” das lésbicas na sociedade. Sobre a ausência de um trio elétrico de lésbicas na Parada Gay no domingo, ela comenta: “Foi por falta de recursos, mas os meninos gays também têm preconceito contra as lésbicas”.


 


Da Redação, com informações da Folha Online