PCdoB/Ce intensifica formação de quadros
A Seção Estadual da Escola de Formação do PCdoB no Ceará tem feito um grande esforço para cumprir com seu papel numa política de formação de quadros e militantes partidários, tarefa imprescindível para o novo tempo que vive o nosso partido.
Publicado 11/06/2007 16:12 | Editado 04/03/2020 16:37
De 13 a 15 de abril a Escola realizou um encontro com o seu corpo de professores, reproduzindo o curso nacional de fevereiro. As aulas principais do curso nacional foram dadas e foram realizados ainda dois importantes debates, sobre o Plano de Aceleração do Crescimento – PAC, e sobre um Projeto de desenvolvimento para o Nordeste. Deste segundo debate participaram José Sidrião de Alencar, técnico do Escritório Técnico de Estudos do Nordeste – ETENE, do BNB, e Silvana Parente, Secretária do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará. O Encontro de Professores dedicou ainda parte do seu tempo ao planejamento dos Cursos Intensivos de Quadros, aprovando também uma homenagem a Custódio Saraiva, guerrilheiro cearense morto no Araguaia, em todas as turmas desse curso.
A Escola já realizou o Curso Intensivo de Quadros em cinco turmas, sendo dois em Fortaleza, um na região do Cariri, um na região de Sobral e um na região de Itapipoca. Dessas cinco turmas já participaram 138 quadros dirigentes intermediários. Depois da realização desses cursos, outras turmas já se formaram, a exemplo de Fortaleza e Sobral, que realizarão novas turmas em julho. Nos dias 16 e 17 de junho acontecerão mais dois cursos, um em Fortaleza e outro em Crateús. Nos dias 14 e 15 de julho acontecerá novo curso em Morada Nova e em 21 e 22 de julho acontecerá um em Fortaleza, um em Sobral, um em Baturité e outro em Canindé.
A perspectiva é que cerca de trezentos quadros dirigentes intermediários passem pelos cursos intensivos de quadros até julho. Algumas experiências muito positivas têm sido realizadas nesse processo. No curso realizado em Sobral, nos dias 29 e 30 de abril, os camaradas realizaram uma “aula de campo”, fazendo uma grande panfletagem na porta da GRENDENE, indústria de calçados, maior do estado em número de trabalhadores, cerca de quinze mil. Os participantes do curso distribuíram cerca de quatro mil exemplares da Classe Operária temática do 1º de Maio, numa grande empolgação com a atividade. Na região de Camocim, dado o grande número de pessoas de massa convocados pelos comitês municipais para o curso, esse será precedido de um CBV de 16 horas, que acontecerá no próximo final de semana, 16 e 17. Somente após o CBV é que a Escola Estadual programará o Curso Intensivo de Quadros para a região. Na região de Sobral, por iniciativa dos próprios comitês da região, haverá uma turma de Nível I em julho, com dirigentes municipais. A Escola Estadual está programando ainda a realização de um curso de Nível II para o segundo semestre.
De Sobral, Joan Edessom