Sem-terrinha fortalecem presença da mulher e consciência das crianças

Durante os dias 11 a 15 – quando acontece o 5o Congresso do MST, em Brasília -, mil crianças do Movimento – que recebem o nome de Sem-Terrinha – participarão de atividades pedagógicas e lúdicas. A iniciativa da Ciranda Infantil e Escola Itinerante

Desde cedo, as crianças do MST já convivem com a formação de uma identidade camponesa através da educação. A Escola Itinerante funciona junto ao local de luta – latifúndio, beira de estrada, caminhadas; e a Ciranda Infantil garante a presença das mulheres em atividades fora de suas casas e proporciona cuidado especial às crianças que estejam acompanhando os pais em atividades políticas.



As atividades para as crianças que acompanham os pais no Congresso se dividem em três fases. Os bebês de zero a três anos recebem os cuidados de equipes especializadas. As outras duas fases – de três a sete anos – são de educação infantil, conhecida como Ciranda Infantil – e de sete a 11 anos – da educação fundamental – que faz parte da Escola Itinerante.



''É um espaço cultural, didático e político pedagógico'', explica a assessoria de imprensa do Comitê dos Semterrinhas.



A atividade educacional da Ciranda Infantil, que completa 10 anos nos assentamentos e acampamentos nos estados, reproduzido nos congressos e eventos do movimento, foi ampliado com as aulas da Escola Itinerante.



''As crianças discutem as mesmas questões que são abordadas pelos adultos no Congresso, que tem como tema gerador a Reforma Agrária: por Justiça Social e Soberania Popular”, explica a assessora. O espaço serve ainda como intercâmbio dos educadores da base.



Para o deputado Adão Pretto (PT-RS), é de extrema importância a participação das crianças do MST dentro do Congresso para que, desde cedo, seja construída uma identidade camponesa através da educação. ''É importante que os Sem Terrinha tenham participação política dentro do Movimento deste cedo para quebrar esta lógica de que criança também não é sujeito participante das atividades em nosso país, respeitando suas condições de pessoas em fase de desenvolvimento'', disse.



Serviço:
Para ajudar nas atividades dos sem-terrinhas foi montado um comitê que está recebendo doações de leite em pó, biscoitos doces e salgados, fraldas descartáveis (Tamanhos M, G e GG), sabonete infantil, jogos para várias idades, tinta guache, tesoura sem ponta, brinquedos novos e usados, livros infantis, cola, balões, giz branco e colorido, roupas de criança novas e usadas serão bem vindas.
Email: comitedossemterrinha@yahoo.com.br
Fone: (61) 81351397



Leia também: MST reunirá 17 mil trabalhadores em Brasília em seu maior congresso

De Brasília
Márcia Xavier