Para Saramago, esquerda se tornou “estúpida”

A esquerda atual “deixou de ser esquerda” e tornou-se “estúpida”, afirmou na quarta-feira (13) o escritor José Saramago, que acusou também os governos de estarem se tornando “comissários do poder econômico”.

“Já não há governos socialistas, ainda que tenham esse nome os partidos que estão no poder”, disse o Prêmio Nobel da Literatura português, em referência aos governantes português e italiano. As declarações, feitas no último dia do ciclo literário “Lições e Mestres”, em Santilhana del Mar, na Espanha, foram reproduzidas pela agência Efe.


 


“Antes, gostávamos de dizer que a direita era estúpida, mas hoje em dia não conheço nada mais estúpido que a esquerda”, afirmou o octogenário escritor, militante histórico do Partido Comunista Português.


 


Saramago foi um dos pensadores que tiveram a obra analisada durante a conferência, juntamente com as do panamenho radicado no México Carlos Fuentes e do espanhol Juan Goytisolo.


 


Fugindo do tema literário, Saramago acabou por dedicar grande parte da sua intervenção aos problemas das democracias contemporâneas — que na sua opinião não passam de “plutocracias” — e apelou à insubmissão da população.


 


“O mundo é dirigido por organismos que não são democráticos, como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio”, disse o escritor.


 


Para Saramago, “é hora de protestar, porque se nos deixamos levar pelos poderes que nos governam e não fazemos nada para contestá-los, pode dizer-se que merecemos o que temos”.