Pan: Brasil tem mais de 60% da equipe garantida

A menos de um mês da cerimônia de abertura do Pan do Rio, a delegação brasileira ainda não está fechada. Garantiram a vaga mais de 60% dos atletas, mas só faltam sete dias para a finalização da lista. A data-limite para a entrega dos nomes é dia 22 de

O Comitê Olímpico Brasileiro estima que a delegação brasileira tenha 678 representantes – 383 homens e 295 mulheres. Além disso, a equipe será composta por 257 oficiais, o que vai dar um total de 935 membros. Será a maior delegação brasileira em Jogos Pan-americanos. Em Santo Domingo, eram 721 membros, sendo 479 atletas.



Ginástica artística, ginástica rítmica, hipismo, tiro com arco, handebol, atletismo, basquete, esgrima, futebol, levantamento de peso, patinação velocidade e vôlei são os esportes que ainda não fecharam suas equipes para o Pan do Rio.



 
Eliminações inesperadas


 


Apesar de algumas modalidades ainda estarem em aberto, outras foram definidas nos últimos meses. A natação é uma delas. Em maio, durante o Troféu Maria Lenk de Natação, 36 atletas garantiram vaga para os Jogos. Mas uma eliminação marcou a definição da equipe. Mariana Brochado foi superada por Manuella Lyrio e Monique Ferreira e teve que dar adeus à chance de conquistar uma medalha pan-americana competindo em casa.



Ainda nos esportes aquáticos, Luiz Lima, da maratona aquática, não conseguiu se classificar. O nadador cinco vezes campeão da Travessia dos Fortes perdeu a vaga para Allan do Carmo e Marcelo Romanelli.



E no tênis, a surpresa foi a não convocação de Gustavo Kuerten. Segundo a Confederação Brasileira de Tênis, que anunciou os atletas que participarão do Pan nesta quinta-feira, Gustavo preferiu não participar da competição por não estar em sua melhor forma.


 
Impasses resolvidos



No judô, a acirrada disputa pela vaga no meio-médio entre Flávio Canto e Tiago Camilo teve final feliz para os dois atletas. Tiago Camilo resolveu subir de categoria, e os dois se classificaram para os Jogos.



Apesar de o hispismo ainda não ter fechado sua equipe – duas vagas ainda estão em aberto -, Rodrigo Pessoa encerrou a polêmica sobre sua ida ao Pan. O cavaleiro, descontente com o critério de classificação da Confederação Brasileira, voltou atrás e aceitou o convite para participar da competição. Além dele, Bernardo Alves e César Almeida também estão classificados.