Cafeteira pede afastamento da relatoria do Caso Renan

Depois de receber de Cafeteira a informação de que não continuaria na função de relator, o presidente do Conselho de Ética do Senado, Sibá Machado (PT-AC) conversou, em seu gabinete, com os senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Walter Pereira (PMDB-

De acordo com a assessoria do presidente do Conselho, o novo relator estará regimentalmente impedido de alterar o voto de Cafeteira, favorável ao arquivamento da representação contra Calheiros.



O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) pediu, na noite de domingo (17) o afastamento por 10 dias da função relatoria do processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) por quebra de decoro parlamentar. O afastamento “temporário” teria sido por recomendação médica e a pedido da família.
 


De acordo com a assessoria de Cafeteira, ele passou mal na madrugada de sábado para domingo, tendo sido atendido por médicos do Senado, e foi encaminhado ao Hospital Santa Lúcia, em Brasília, onde foi constatado que sofre de leucocitose (falta de sódio e manganês no organismo, o que provoca desmaios).



Cabe agora a Sibá Machado indicar um substituto. A escolha deve anteceder a audiência marcada para ouvir, nesta segunda-feira (18), o lobista da empreiteira Mendes Júnior, Claudio Gontijo, que de acordo com denúncias, teria pago pensão alimentícia à filha de Renan, hoje com 3 anos de idade, com a jornalista Mônica Velloso.