CSC debate o projeto de educação para o País
No último sábado (23), a Corrente Sindical Classista (CSC) reuniu professores – de escolas públicas e privadas – e estudantes para debater o Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), do governo federal. A palestra foi proferida pelo reitor da UFRJ, A
Publicado 25/06/2007 21:26 | Editado 04/03/2020 17:05
Primeiro a falar, Aloísio Teixeira repassou a história da universidade, o papel dela e a expansão do ensino. O reitor disse ainda que a educação nunca esteve em um momento tão favorável com agora, com investimentos, o aumento do número de vagas e a criação de novos cursos.
Aloísio defendeu a formação básica, universal e interdisciplinar para os jovens e uma maior assistência estudantil, que ele chamou de conquista da cidadania universitária. Disse ainda que todos os estudantes deveriam receber bolsa de estudos.
A diretora da Contee, Celina Arêas, criticou alguns aspectos do PDE, como o piso nacional de R$ 850,00, e a inclusão dos itens transporte escolar, olimpíada estudantil e o programa Luz para Todos dentro do projeto por não estarem diretamente ligados à educação. Celina condenou ainda o PL 01, que concede aumento de apenas 1,5% para o funcionalismo público.
A direção da CSC prometeu a realização de mais seminários sobre a questão da educação.