PCdoB cobra papel principal e quer Majô candidata em Bauru
O jornal Bom Dia, de Bauru, noticiou no último dia 23 o anúncio da possível candidatura da vereadora Majô Jandreice à prefeitura da cidade paulista. Segundo informou a publicação, Nádia Campeão, presidente do partido em São Paulo afirmou que “o P
Publicado 25/06/2007 10:47
Principal representante do PCdoB em Bauru, a vereadora Majô Jandreice foi elevada ontem (22) à condição de pré-candidata do partido à prefeitura em 2008.
O anúncio foi feito pela presidente estadual da legenda, Nádia Campeão, que ministrou um curso intensivo de formação de quadros do PCdoB para militantes de Bauru e região.
Ao comentar o papel do partido nas eleições do próximo ano, Nádia garantiu que o PCdoB precisa deixar de ser coadjuvante e assumir “o papel principal”. Em outras palavras ela quis dizer que os comunistas não podem mais se contentar em participar de uma coligação sem representantes nos cargos majoritários.
“O PCdoB nos últimos 15 anos, na maior parte dos casos, apoiou uma candidatura de outro partido. Nós achamos que o momento agora é de se apresentar com um candidato próprio”, explicou.
Questionada pelo Bom Dia se Bauru teria um nome em potencial, Nádia, sem titubear, citou Majô.
“O PCdoB deve pleitear candidaturas a prefeito e achamos que temos plenas condições de disputar. A Majô é experiente e está mais do que preparada”, afirmou Nádia, candidata derrotada à vice-governadora em 2006 na chapa de Aloísio Mercadante (PT).
A presidente do PCdoB ressaltou o fato de Majô ser mulher para enaltecer ainda mais uma possível candidatura da vereadora.
“Nós, mulheres, precisamos enfrentar esse problema de que a política é um espaço masculino. Não se cria a condição para a mulher assumir na política um papel que ela já ocupa na sociedade. Acho que a população pede que isso seja revisto”, concluiu.
Cautelosa, vereadora pede calma
Majô Jandreice foi cautelosa ontem ao comentar a possibilidade de ser candidata à prefeitura em 2008, apesar do aval da cúpula estadual do PCdoB.
Ao confirmar conversas com alguns partidos para discutir coligação, a vereadora despistou sobre seu futuro político. “Eu tenho procurado levar esse assunto de maneira séria, mas precisamos analisar outras questões e debater com outros partidos”, explicou Majô.
“Estou no meu quarto mandato consecutivo e acho que tenho me credenciado para ser candidata, mas é cedo para falar sobre isso.”
Ao citar algumas legendas que podem participar dessa aliança, Majô citou o PSB, PDT e o PT.
“Nós temos conversado, trocado idéias com esses partidos, mas nesse momento não colocamos nomes. Estamos discutindo projetos. Os nomes vão ser definidos depois”, afirmou.