Comunistas querem 10 prefeituras em 2008

André Alves


 


Na ALE, o PCdoB trabalha para ter seis deputados. Com a

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) quer deixar de cumprir o papel de coadjuvante em eleições para cargos majoritários e assumir a função de artista principal. Os membros da sigla no Amazonas não escondem que estão com “gana” no poder. “Saímos da oposição para sermos protagonistas”, decretou Antônio Carlos Marques, vice-presidente do Diretório Estadual do PCdoB. Este ano, a sigla decidiu investir nas filiações partidárias, especialmente de parlamentares, e mira para os municípios do interior a sua artilharia nas eleições municipais do ano que vem.


 


Ontem, após o ato que oficializou a ida do deputado José Lobo para o PCdoB, o partido lançou o parlamentar como candidato da sigla para a Prefeitura do segundo maior município do Amazonas. “Ele é candidato do PCdoB para a Prefeitura de Coari”, confirmou Antônio Carlos Marques, que além de vice-presidente do Diretório Estadual do PCdoB é secretário Municipal de Defesa Civil. “Ele só não será candidato se não quiser”, já havia dito o deputado licenciado Eron Bezerra, secretário Estadual de Produção Rural, que prestigiou o evento.


 


Robustez


 


De acordo com o deputado estadual Wilson Lisboa, que está há quatro meses na sigla, é uma meta do PCdoB fortalecer-se em todos os municípios do Amazonas para a disputa eleitoral de 2008 a 2010. “Nosso objetivo é chagar ao Poder”, disse taxativo, o parlamentar. Para isso, segundo Lisboa, o partido quer filiar “o maior número possível” de simpatizantes. Na ALE, o PCdoB sonha em chegar ao número de seis representantes.
Hoje, o Partido detém duas cadeiras no Legislativo Estadual. Estão em fase de namoro com a sigla de David Almeida (PAM), Ricardo Nicolau (PR) e Adjuto Afonso (PP). Nicolau e Afonso estiveram ontem na festa de recepção a José Lobo. Em discurso, Ricardo Nicolau disse que é quase um comunista, em virtude das parcerias que firmou com Eron Bezerra na ALE, e com a então vereadora Vanessa Grazziotin, em 1996, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). “Aprendi o jeito do PCdoB de fazer política”, disse Nicolau.


 


Eleições Municipais


 


Conforme Antônio Carlos Marques, atualmente o Partido está organizado em 58 municípios, mas tem como meta se estruturar para participar das eleições municipais nos 62 municípios do Amazonas. Projeção feita pelo deputado Wilson Lisboa mostra, a sigla “vai” eleger entre sete e dez prefeitos nas eleições do próximo ano.


 


Entre os municípios visados está Tefé. O Partido estuda lançar Sidônio Gonçalves para a disputa. Sidonio não é filiado à sigla. Na mira dos comunistas também estão Fonte Boa, Jutaí, Maraã. Enquanto o período eleitoral não chega, o Partido se esforça para agregar de sindicalistas e indígenas, de faxineiros a empresários e estudantes.


 


“O PCdoB nunca teve tantos novos filiações”, comemorou Wilson Lisboa. De janeiro para cá, 1,5 mil pessoas assinaram a ficha de filiação do Partido. Hoje o Partido tem como certo que 10 mil pessoas estão filiadas a sigla. Um levantamento. Um levantamento de talhado sobre as novas filiações ainda está sendo preparado em cada município onde há diretório da agremiação.


 


Fonte: Jornal A Crítica