Governo realizará Conferência da Juventude em agosto

A Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude se reuniu nesta quarta (27) com o secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, no Palácio do Planalto. Os parlamentares discutiram as ações voltadas ao jovens, a responsabilidade

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), presidente da Frente Parlamentar explicou que a conferência é um espaço voltado à participação da sociedade civil, especialmente dos jovens, no processo de afirmação, promoção e consolidação das políticas públicas de juventude. A conferência será também um espaço de incentivo aos valores democráticos e um meio para o diálogo.


 


Na reunião, segundo Reginaldo Lopes, foi discutidas as metodologias e os eixos prioritários mais importantes dentro da inclusão do Plano Nacional da Juventude e do Estatuto da Juventude dentro da conferência. “O governo foi muito feliz ao criar um espaço para a juventude em que os debates são feitos dos jovens para os jovens e pelos jovens,” disse.


 


O deputado Carlos Abicalil (PT-MT), integrante da Frente Parlamentar, destacou a importância do Plano Nacional da Juventude. “No quadro social atual, apenas as sociedades européias tem um plano articulado com duração plurianual voltada a esta etapa da vida. Nós entendemos que o caminho que o Brasil pode seguir neste sentido é fundamental, até porque, o Brasil concentra a maior população juvenil das Américas. A demanda de juventude é crescente em todas as sociedades contemporâneas e, evidentemente, merecem um tratamento que seja integral”, avaliou.


 


Os eixos prioritários da conferência serão juventude: democracia, participação e desenvolvimento nacional; parâmetros e diretrizes da política nacional da juventude e desafios e prioridades para as políticas públicas de juventude.